Partilhar

Destinos cinematográficos: os nomeados para o Óscar de melhor filme fizeram disparar os números do turismo nos locais onde foram filmados

as reservas de viagens para as cidades onde decorrem os filmes nomeados para melhor filme em 2024 aumentaram significativamente no período do seu lançamento.

6 Março 2024
Sandra M. Pinto

O cinema não nos oferece apenas entretenimento – também nos mostra cenários surpreendentes que, muitas vezes, nos inspiram a escolher o nosso próximo destino de viagem. Uma análise recente da eDreams, a maior agência de viagens online da Europa e líder global na venda de voos (excluindo a China), aos seus dados de pesquisa e reservas de viagens confirma isto mesmo: recentemente registou-se um notável aumento do interesse dos viajantes de todo o mundo pelas cidades onde decorrem os filmes nomeados para os Óscares 2024.

A eDreams reuniu os locais onde os principais filmes do último ano ganharam vida, desde as paisagens urbanas de Seul e Nova Iorque em “Past Lives” até ao deserto árido de Los Alamos no estado do Novo México (EUA), o cenário de “Oppenheimer”.

No caso de “Past Lives”, o filme de sucesso de drama e romance da realizadora Celine Song, notou-se um aumento muito significativo das reservas de viagens para Seul (+69% vs. ano anterior). A capital da Coreia do Sul é uma cidade vibrante, caracterizada pela sua brilhante fusão entre o moderno e o tradicional. O aumento do interesse verificou-se sobretudo entre os viajantes de outros países asiáticos, como o Japão, Vietname e Filipinas. O filme também teve impacto nas reservas para Nova Iorque (+20% vs. 2022), de viajantes provenientes dos EUA, França e Espanha.

No caso do sucesso de bilheteira “Barbie”, de Greta Gerwig, a eDreams registou um aumento de reservas para Los Angeles de 91% no mês em que o filme estreou, em comparação com o ano anterior. As icónicas cenas filmadas na Venice Beach e Century City impulsionaram o desejo dos viajantes dos EUA, Reino Unido, França, Espanha e Alemanha a visitarem L.A.
Já o efeito ‘bomba atómica’ de “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, fez-se sentir sob a forma um aumento de 76% nas reservas de viagens para o Novo México (vs. 2022), entre julho e agosto de 2023. A cidade de Los Alamos e as zonas áridas do estado americano despertaram a curiosidade dos viajantes mais aventureiros.

Da mesma forma, também se verificou uma maior procura para viagens para Oklahoma, em outubro e novembro (+47% vs. 2022), no seguimento do lançamento do filme “Killers Of The Flower Moon”, e para Havana (+7%) e Miami (+13%) graças a “NYAD” – e sobretudo por parte de viajantes espanhóis. Também “Maestro” e “Poor Things” levaram os fãs a reservar mais viagens para Los Angeles e Budapeste, respetivamente.

Para além dos destinos cinematográficos, a eDreams registou também um interessante aumento de 17% na pesquisa de viagens para Los Angeles para o período da cerimónia dos Óscares 2024, em comparação com o período homólogo do ano passado. De facto, os eventos culturais parecem estar a atrair cada vez mais viajantes, e a mais emblemática cerimónia de entrega de prémios não poderia ser exceção a esta tendência.

Mais Recentes

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 1 hora

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 2 horas

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 2 horas

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 3 horas

«O rei Carlos III nega-se a pagar para Meghan se divorciar de Harry», revela este jornal

há 3 horas

Óbito: Morreu o relações-públicas José Agualuza

há 4 horas

Entidades mandam retirar do mercado esta popular fruta devido à presença de um agente cancerígeno

há 4 horas

Nem água nem refrigerantes ‘zero’: esta é a bebida que ‘mata’ gorduras e reduz as inflamações

há 4 horas

Estes signos vão receber uma “batelada” de dinheiro nos próximos dias: será o seu um deles?

há 4 horas

A “guerra” está iminente: «É preciso proteger a saúde púbica», alertam responsáveis

há 4 horas

Oncologia: Serviço Nacional de Saúde terá até final do ano os primeiros farmacêuticos com competência na área

há 5 horas

Ibuprofeno: fique a par dos efeitos colaterais (e muitas vezes irreversíveis) do medicamento que todos conhecem

há 21 horas

Óbito: Morreu o treinador do Futalmeirim, Vítor Cerqueira

há 21 horas

Alerta a ter em conta: a cor da sua língua pode indicar que sofre de diabetes, de acordo com a Universidade de Harvard

há 21 horas

Já lanchou? Se ainda não experimente estas mini tortitas de lentilhas de queijo e trufa e queijo azul

há 22 horas

Não procure mais: a Lefties tem a roupa de festa mais confortável e elegante deste Natal (desde 12,99 euros)

há 22 horas

«Se descobrir o que está dentro dos nuggets de frango nunca mais os vai querer comer», assegura este cientista

há 22 horas

Diga adeus à batata e ao arroz: esta comida muito popular em Marrocos é considerada uma boa alternativa

há 23 horas

Alzheimer: fique atento a este sintoma inicial da doença que pode surgir quando está na casa de banho

há 23 horas

Se tem o hábito de guardar a berinjela no frigorifico pare já de o fazer: conheça o lugar surpreendente da cozinha onde deve conservar o vegetal

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.