Partilhar

Correspondência, diários e notas de Saramago doados à Biblioteca Nacional

A Fundação José Saramago doou à Biblioteca Nacional de Portugal a parte do espólio do escritor que inclui correspondência, diários de viagem e notas preparatórias para os romances “Memorial do Convento” e “A Jangada de Pedra”.

8 Março 2024
Forever Young

A entrega deste novo lote de documentos dá continuidade ao processo de doação do espólio de José Saramago à Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), iniciado em dezembro de 2016, indicou a Fundação José Saramago, em comunicado.

O lote hoje entregue inclui, entre outros documentos, notas preparatórias para os livros “Memorial do Convento”, “A Jangada de Pedra” e “A Segunda Vida de Francisco de Assis”, diários de viagem e correspondência com vários autores, entre os quais Jorge de Sena, Jorge Amado, Carlos Fuentes e Urbano Tavares Rodrigues.

Depois de tratados e inventariados pelos técnicos da BN, esses documentos serão disponibilizados a todos os que pretendam consultá-los.

Em 1998, José Saramago doou à instituição alguns documentos, como o original do romance “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, cadernos preparatórios para o romance e o diploma do Prémio Nobel.

Em dezembro de 2016, a Fundação José Saramago começou a doar o espólio do escritor, que morreu a 18 de junho de 2010, aos 87 anos, à BNP, dando cumprimento a uma vontade do Nobel da Literatura.

A doação do espólio de Saramago não tem contrapartidas financeiras, cabendo à BNP o tratamento, conservação e disponibilização dos documentos para investigadores.

É na Fundação José Saramago, criada em 2007, que está depositado o espólio do escritor português, que inclui obras, discursos, diplomas, correspondência e uma biblioteca com mais de 20 mil títulos.

Presidida por Pilar del Río, a fundação tem sede em Lisboa e delegações na aldeia da Azinhaga (Golegã), onde Saramago nasceu, e em Lanzarote (Espanha), onde viveu.

AL // MAG

Lusa/Fim

Mais Recentes

Investigadores portugueses desenvolvem testes para prever benefício clínico da medicação em pessoas com Fibrose Quística

há 11 minutos

Óbito: Morreu a modelo Lucy Markovic, estrela do Next Top Model da Austrália

há 13 minutos

Revelada a causa oficial da morte do ator norte-americano Val Kilmer

há 22 minutos

Necessidades nutricionais a partir dos 50 anos

há 28 minutos

Penteados longos para mulheres com mais de 50 anos: abrace a elegância juvenil nesta primavera

há 48 minutos

Benefícios do ioga para pessoas com mais de 55 anos: não deixe para amanhã o que…

há 1 hora

Cientistas criam teste sanguíneo que permite detetar precocemente doença de Parkinson

há 1 hora

Bem estar após os 50 anos: siga estas 7 dicas

há 2 horas

Se vai andar na estrada cuidado: PSP inicia hoje operação Páscoa em segurança

há 2 horas

Já é possível renovar o Cartão de Cidadão através da app gov.pt

há 18 horas

Autoridades emitem alerta urgente sobre a presença de pedras num chocolate vendido aqui bem perto

há 19 horas

Recolhidos vários lotes de produtos cosméticos devido à elevada presença de microrganismos

há 20 horas

Pânico instalado: milhares de toneladas de azeite enviadas com urgência para os EUA

há 20 horas

Opinião: «Quando o clima muda, o corpo responde», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 20 horas

Franjas: sim ou não para as mulheres com mais de 50 anos?

há 21 horas

TAP recebeu prémio internacional

há 23 horas

Se tem mais de 50 anos e vai começar a correr, é isto que precisa de saber

há 23 horas

Óbito: Morreu Ioannis Vasilopoulos, designer das capas de álbuns dos Bon Jovi

há 23 horas

Óbito: Morreu a modelo Güler Erdogan, conhecida por ser ‘Miss Europa’

há 23 horas

Estes são os 20 melhores aeroportos do mundo: estará Portugal na lista?

há 24 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.