Mas se lavarmos as mãos e tirarmos os sapatos, há algum mérito neste passo adicional?
Os riscos de usar roupas ao ar livre dentro de casa são baixos
É muito mais importante lavar as mãos ao entrar em casa depois de estar ao ar livre para evitar a propagação de doenças do que trocar as roupas que trouxemos da rua. A preocupação em adquirir germes ao ar livre é fundamentada, porém as roupas apresentam menos riscos do que nossas mãos.Desde que lave a roupa com frequência, elas não representam uma grande ameaça se a usar dentro de casa.
É muito pior manter os sapatos dentro de casa
Manter os sapatos da rua dentro de casa é proibido quando se trata de propagação de germes. Usar os sapatos da rua dentro de casa é definitivamente anti-higiénico e contém muitas bactérias. Os sapatos estão em contato direto com o solo e pode abrigar detritos visíveis, bem como patógenos microscópicos. Embora não existam boas evidências de que tirar os sapatos leve à prevenção de infecções, é razoável considerar retirá-los à porta.
Dado que coisas como pólen ou poeira podem agarrar-se à roupa, trocá-las pode ser útil quando se entra novamente sua casa. Além das bactérias, existem outros objetos domésticos comuns que representam um risco muito maior quando se trata de limpeza e germes. É mais importante limpar e enxugar a bancada antes de servir a comida para evitar a propagação da infecção, por exemplo.