Partilhar

Os consumidores portugueses estão mais exigentes e querem maior atenção das marcas

Já não procuram apenas qualidade na marca ou serviço prestado, os consumidores de hoje exigem um atendimento personalizado e focado na sua satisfação e, por isso, valorizam ainda mais a reputação das marcas.

15 Março 2024
Forever Young

 Sobre a inclusão da IA na relação marca-consumidor, a esmagadora maioria diz que não é benéfica. As conclusões são do estudo do Portal da Queixa por ocasião do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

O Portal da Queixa foi ouvir a sociedade de consumo para saber quais as mudanças na opinião e relação dos portugueses com as marcas e realizou o estudo ‘O que valorizam os consumidores numa marca?’. Os resultados são divulgados no âmbito do Dia Mundial dos Direitos dos Consumidor, data assinalada a 15 de março.

As principais conclusões do estudo sugerem que o perfil do consumidor português, na relação com as marcas, está a mudar: está mais exigente e atento, mas também quer mais atenção. Procura personalização no atendimento ao cliente e valoriza, mais do que nunca, a reputação das marcas como fator de decisão. Embora esteja mais digital, porque compra mais online, o novo consumidor não considera benéfico a inclusão da Inteligência Artificial (IA) na relação marca-consumidor.

O inquérito realizado a mais de três mil consumidores permitiu aferir que: 67% valoriza um apoio ao cliente personalizado e focado na sua satisfação; 92.7% valoriza a importância da reputação digital de uma marca como fator de decisão; 65% valoriza a qualidade nos produtos e serviço prestado e 94% valoriza a reputação de uma marca, sendo que, apenas 6% valoriza a notoriedade.

Num apoio ao cliente de excelência, 50% considera fundamental existir uma resolução ágil e eficaz do problema. 

No que diz respeito à fidelização de uma marca, 86% elege como fator principal um atendimento ao cliente personalizado por parte da marca, do início ao fim de uma compra.

Consumidores optam por marcas que resolvem

De acordo com o estudo, o novo consumidor – que migrou para as plataformas digitais -, está também mais atento à performance das marcas no que diz respeito à resposta e resolução dos problemas. Quase metade dos consumidores (49.8%) admite valorizar as marcas que apresentam uma solução para as reclamações recebidas.

Sobre a via para reclamar, 62% considera mais eficaz reclamar no Portal da Queixa, do que nos canais das marcas por ser um processo mais transparente e de consulta pública para todos os consumidores.

Antes de uma tomada de decisão, 96,7% dos consumidores valoriza o Índice de Satisfação da marca, avaliação esta feita por consumidores.

O facto de a marca, entidade ou serviço ter a distinção Marca Recomendada – um selo atribuído pela Consumers Trust com base na avaliação dos consumidores no Portal da Queixa – é um dado de referência no mercado valorizado por 92,4% dos consumidores.

Relativamente aos avanços da IA e a inclusão de bots para atendimento ao cliente, 77% considera que não é benéfica na relação marca-consumidor.

Na opinião de Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, o estudo “revela uma mudança significativa nas expectativas dos consumidores portugueses, enfatizando a crescente exigência por um atendimento mais personalizado e atento às suas necessidades. Este estudo destaca que, além da qualidade do produto ou serviço, os consumidores valorizam a reputação das marcas, evidenciando um movimento em direção à transparência e autenticidade. Essa valorização da reputação das marcas, aliada à resistência ao uso de Inteligência Artificial no serviço ao cliente, destaca a preferência por interações mais humanas e autênticas. As marcas devem, portanto, adaptar-se a estas novas tendências, priorizando a transparência, a eficiência no atendimento e uma forte presença digital para manter a confiança e fidelização do cliente. Adicionalmente, o estudo revela uma tendência de os consumidores valorizarem marcas que respondem ativamente e resolvem reclamações.

De referir que, o estudo “O que valorizam os consumidores numa marca?” realizou-se através de um questionário online efetuado entre os dias 1 e 13 de março de 2024 e abrangeu um universo de 3.256 inquiridos. Entre os consumidores que participaram no estudo, 56,7% das respostas foram dadas pelo género masculino, 42,7% do género feminino e 0,6% outros. As faixas etárias com maior adesão foram entre os 25-34 anos de idade (26,8%) e entre os 35-44 anos (27,5%), seguindo-se os consumidores entre os 45-55 anos (21%). A nível de escolaridade, responderam ao inquérito sobretudo pessoas com o Ensino Superior (44,6%), Ensino Secundário (33,7%) e com Ensino Médio (17%).

Mais Recentes

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 52 minutos

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 2 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 3 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 4 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 5 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 6 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 23 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 24 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 24 horas

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.