O evento pretende alertar e mobilizar a população para a importância de um estilo de vida ativo na prevenção e combate ao cancro, segunda causa de morte em Portugal, e conta com o apoio de várias entidades, empresas e embaixadores da área do desporto, bem como de figuras públicas da televisão, rádio e redes sociais.
O campeão do mundo Cristiano Ronaldo, Diogo Ribeiro (atleta olímpico de natação), Kika Nazareth (atleta da seleção de futebol feminino), Joana Schencker (campeã de Bodyboard), Ana Rita Clara (apresentadora de televisão), Inês Lopes Gonçalves (apresentadora de televisão e radialista), Joana Cruz (radialista), Marta Fonseca do canal Ser Paciente, Sara Rodrigues (influencer digital), Teresa Vieira de Almeida (matriarca da família Patrocínio), Rita Piçarra (ex-Diretora Financeira Microsoft) e Madalena Passeiro (artista plástica) são algumas das personalidades que se associaram ao “Mexer Contra o Cancro”.
A iniciativa vai proporcionar momentos de grande energia e divertimento, prevendo -se a realização, ao longo de todo o dia, de desportos de equipa como o futebol e o basebol, aulas de fitness com momentos de Cross Fit e FitBoxe, artes marciais e sessões de bem-estar com aulas de Body Balance, Yoga ou Pilates, workshops de diversos tipos de dança e ainda a oportunidade de treinar o tiro com arco, praticar jogos tradicionais, bem como Capoeira.
Para os mais novos existem várias atrações e áreas de brincadeira. Podem, por exemplo, levar as suas bicicletas para percorrer os trilhos do parque ou divertirem-se nos insufláveis. Por seu lado, os pais são convidados a usufruir de um passeio junto ao canal ou a participar nas atividades agendadas ao longo do dia.
O Mexer Contra o Cancro tem entrada livre e conta com o apoio de: Professor Carlos Neto, Faculdade de Motricidade Humana, Sporting Clube de Portugal, Fundação Benfica, Ginásio Clube Português, UDance, STAT, Solinca, Clube 7, No Pain Box, Fundação Futebol, Jiu Jítsu e Capital Basebol Club. À iniciativa associaram-se também Visteon, Avène, Granfer, Auchan, Parmalat e weareRecOn.
O cancro é responsável por mais de 28 mil óbitos anuais em Portugal, representando 23% de todas as mortes em 2020, de acordo com dados divulgados pelo Registo Oncológico Nacional (RON).
Conheça o programa do “Mexer Contra o Cancro” AQUI