Partilhar

Maria de Belém: «Saúde da Mulher pode fazer crescer a economia global um trilião de dólares por ano»

Ex-Ministra da Saúde entrevistada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra:

15 Abril 2024
Sandra M. Pinto

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, Maria de Belém trabalhou em áreas distintas, sempre com foco no serviço público. Em entrevista à VoiceMED, newsletter da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), a ex-ministra da Saúde e ex-membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra fala, entre outros temas, sobre a Saúde da Mulher, recordando o seu percurso na Saúde, Política e Serviço Público.

Convidada pela tecnológica norte-americana Hologic para coordenar o Grupo de Trabalho “A Saúde das Mulheres em Portugal”, Maria de Belém, conjuntamente com diversas sociedades científicas da área da Saúde, produziu um relatório onde foram identificados sinais de alerta de muitas doenças, nomeadamente daquelas que mais matam, com base nos dos homens. De acordo com Maria de Belém “existe uma perspetiva masculina no modelo médico para o ensino, para os ensaios clínicos e para os vários domínios da investigação, que não leva em conta as diferenças biológicas das mulheres, que veem a sua participação e inclusão nestas questões muito reduzida”.

A ex-ministra da Saúde afirma que “problemas que afetam mais as mulheres, como as doenças autoimunes e as cefaleias, são responsáveis por uma diminuição brutal da produtividade, para além do sofrimento que causam”, acrescentando que, como se fala, muitas vezes, de “doenças que não são visíveis – uma mulher queixa-se que lhe dói imenso a cabeça, mas ninguém consegue ver essa dor –, infelizmente não é incomum pensar-se que essa dor se trata de uma invenção ou de um motivo para faltar ao trabalho”.

Segundo o relatório Closing the Women’s Health Gap: A $1 Trillion Opportunity to Improve Lives and Economies, do Instituto de Saúde McKinsey, a resolução de questões sobre a Saúde da Mulher pode fazer com que a economia global cresça o equivalente a um trilião de dólares todos os anos, até 2040. Nesse âmbito, Maria de Belém reflete sobre a importância de se abordar “as questões relacionadas com a Saúde da Mulher tendo noção da sua verdadeira dimensão, sem o discurso facilitista do antigamente, o «lá estão elas a queixar-se, sem razão nenhuma para isso». Não é verdade. As mulheres têm razão para isso, e é por esse motivo, representando elas metade da Humanidade, que quem tem perdido é a sociedade no seu conjunto”.

Mais Recentes

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 40 minutos

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 19 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 20 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 21 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 22 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 23 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 24 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.