Partilhar

Está a pensar ter um animal de estimação? Adote, não compre. Estes são os motivos

A adoção de animais é um ato de profundo amor e respeito.

25 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

Numa sociedade cada vez mais consciente dos direitos dos animais e da necessidade urgente de respeitá-los e protegê-los, a adoção é uma alternativa ética e responsável à aquisição de animais, uma prática que, por vezes, esconde uma realidade de maus tratos.

Quando se opta por adotar, o animal não só tem a oportunidade de ter um lar seguro, mas também se contribui para o combate a práticas de comércio ilegal que não têm em conta o bem-estar animal.

Adotar contribui para a redução do número de animais abandonados, que é, também, um problema de saúde pública. Ao escolher adotar em vez de comprar, pratica-se um ato de cidadania, empatia e respeito pelo próximo – seja ele humano ou não.

A MAPFRE apresenta 5 motivos pelos quais se deve adotar e não comprar um melhor amigo de quatro patas.

1. Salvar uma vida

Adotar um animal significa oferecer-lhe uma segunda oportunidade, trazendo esperança a um ser vivo e sensível que, de outra forma, poderia enfrentar um destino incerto. Todos os anos, milhões de animais são abandonados ou nascem em situações precárias de rua, enfrentando inúmeros desafios, desde a falta de acesso a alimentos adequados, atendimento médico e um ambiente seguro, até à exposição constante a abusos e perigos. Ao mesmo tempo, a comercialização de animais está a tornar-se um negócio lucrativo, com criadores que colocam, frequentemente, os benefícios financeiros acima do bem-estar dos animais.

Adotar, ao invés de comprar, é uma atitude que pode contrapor esta realidade – e os motivos que o justificam vão além da compaixão por estes seres vulneráveis. Trata-se de uma questão de responsabilidade social, educação, bem-estar animal e ética. O processo de adoção contribui para a consciencialização sobre a importância do respeito à vida animal e da esterilização, além de combater a exploração e a crueldade inerentes à indústria de vendas de animais.

2. Combater a criação irresponsável

A compra de animais de raça pura pode incentivar a criação irresponsável e em massa, muitas vezes em condições desumanas e insalubres, maximizando o lucro à custa do bem-estar dos animais, que como consequência podem sofrer de uma série de problemas de saúde física e psicológica. Ao optar pela adoção, desencoraja-se a procura por animais provenientes de criações inadequadas, promovendo uma abordagem mais ética e consciente em relação aos animais de estimação, sendo esta uma oportunidade para educar as pessoas sobre a realidade do comércio de animais.

3. Animais já treinados

Animais mais velhos podem ser a escolha perfeita para famílias ou pessoas que não têm energia, tempo ou vontade para lidar com todas as necessidades de um animal recém-nascido, nomeadamente o treino e a socialização. Muitos animais disponíveis para adoção são adultos já treinados, tendo sido abandonados, por vezes, devido a mudanças na vida dos seus antigos tutores. Adotar um animal mais velho significa que este não irá precisar de passar pela fase de treino inicial, por aprender a fazer as necessidades no lugar certo ou a comportar-se adequadamente. Por norma, costumam ser mais calmos e têm as suas personalidades já formadas, facilitando a adaptação à nova família.

4. Custo reduzido

Ao adotar um animal, é possível economizar. Os abrigos e centros de resgate costumam cobrar uma taxa de adoção que geralmente inclui a esterilização ou castração do animal, bem como as vacinas iniciais, serviços que teriam custos adicionais caso se tratasse de uma compra do animal. Além disso, muitos animais adotados já estão com a saúde estabilizada e podem ter recebido cuidados veterinários necessários antes da adoção.

Outro aspeto económico relevante é que, ao adotar, está a apoiar-se a missão de uma organização sem fins lucrativos. A taxa de adoção ajuda a cobrir parte dos custos de cuidados e manutenção dos animais, contribuindo para a continuidade das operações do abrigo.

5. Experiência gratificante

A adoção de um animal de estimação é uma experiência gratificante, tal como é testemunhar o crescimento e o desenvolvimento de um novo companheiro, estabelecendo um vínculo especial com ele. Animais adotados demonstram, frequentemente, uma profunda gratidão, pois percebem que estão num ambiente seguro. Acompanhar o seu progresso, desde o momento em que chegam ao seu lar até se tornarem membros queridos da família, é um lembrete constante do impacto positivo que a adoção pode ter, não só no animal, mas também na vida daquele que decidiu abrir a sua casa e o seu coração.

 

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 1 dia

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 2 dias

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 2 dias

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 2 dias

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 2 dias

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 2 dias

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 2 dias

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 2 dias

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 2 dias

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 2 dias

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 2 dias

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 2 dias

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 2 dias

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 2 dias

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 2 dias

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 2 dias

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 2 dias

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 2 dias

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 2 dias

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.