Portátil é uma criação do colectivo Porta dos Fundos, com encenação de Bárbara Duvivier. No elenco conta com os atores Gregorio Duvivier, João Vicente de Castro e Gustavo Miranda e com o músico e sonoplasta Andrés Giraldo.
Cada espetáculo parte de uma entrevista com um convidado da plateia que dá origem a uma peça inteiramente improvisada, com uma narrativa estruturada. Durante 1h10m, assistimos a uma recriação duma história a partir de alguém do público, que nos transporta para toda a sua vivência e acontecimentos mais marcantes, como o nascimento, as relações com pai, mãe, a infância, adolescência, os medos, o sonho. Cada data apresenta um espectáculo diferente porque a base do mesmo depende da entrevista ao convidado da plateia do próprio dia.
O espetáculo pretende ser, para os integrantes do Porta dos Fundos, um lugar de invenção, de desdobramento, desenvolvimento dos atores e cumplicidade com a plateia. Para os espectadores, será possível testemunhar, ao vivo, o processo criativo do colectivo.
No final, o resultado é um espectáculo rico na abordagem, englobando diversos registos, que certamente incluirão muita comédia, área onde o colectivo se destacou nos últimos anos, como fenómeno de popularidade junto do público português.
Uma peça que poderia ter sido ensaiada, que poderia existir realmente, mas o mais incrível é que é tudo feito na hora.
Esta nova temporada de Portátil, co-produzida pela H2N e a Porta dos Fundos, vai passar pelo Coliseu do Porto no Porto no dia 23 de Julho, pelo Fórum Braga em Braga dia 24 de Julho, pelo Convento S. Francisco em Coimbra dia 25 de Julho, pela Aula Magna em Lisboa entre 26 e 28 de Julho e 30 de Julho no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. Os bilhetes encontram-se à venda a partir de hoje, sexta-feira, com excepção de Coimbra que se encontrarão à venda a partir de segunda-feira.
Fundado em 2012, o canal de YouTube Porta dos Fundos em 2016 foi considerado o maior canal de comédia do mundo. A produtora venceu o Emmy Internacional de Comédia em 2019 pelo polémico Especial de Natal criado para a Netflix. Em dez anos, tornou-se uma referência no entretenimento em multiplataforma pela sua sátira comportamental, além da crítica social e política.