Quem pretende perder peso e para tal está a fazer dieta, costuma estar atento aos rótulos dos alimentos, bem como à quantidade de calorias que consome diariamente. Mas há pessoas que levam este cuidado e esta atenção ao exagero e é aí que reside o problema.
Viver obcecado a contar calorias, a experimentar dietas ou a analisar todos os rótulos de forma quase “doentia” não é normal. Tanto não o é, que os especialistas arranjaram uma designação para essa situação. Deram-lhe o nome de permarexia.
Normalmente quem sofre de permarexia não tem noção exata do que se passa e não vê inconvenientes nas suas atitudes. Por isso, convém estar a atento a determinados sinais, como:
- ter uma verdadeira obsessão relativamente à quantidade de calorias que ingere, contando-as a todas as refeições
- ter o hábito de fazer dietas “milagrosas”, por norma muito restritivas, e consumir em grande quantidade os chamados produtos adelgaçantes
- ter uma lista de alimentos proibidos os quais nunca podem consumir
- tão depressa ganham como perdem peso
- controlar constantemente o peso
- a autoestima, a alegria e a tristeza dependem do peso
- só se valorizam mediante o seu peso
- atribuem uma enorme importância á opinião dos outros
São várias as consequências desta situação, como alteração do padrão alimentar, mudança de humor, descontrole emocional, prisão de ventre, úlceras gástricas, deficiências nutricionais e episódios de hipoglicémia.
Tratamento há, pelo que o mais importante é procurar ajuda médica.