<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

O Suicídio da Espécie: O nosso modo de vida está a matar-nos

28 Março 2024
Sandra M. Pinto

«O Suicídio da Espécie», da autoria do prestigiado médico francês Jean-David Zeitoun, chega às livrarias, pelas mãos da Contraponto, a 11 de abril.

Nesta obra, Zeitoun, investigador em políticas de saúde pública, mostra-nos como o capitalismo, os riscos sanitários, as alterações climáticas, a indústria alimentar e o falhanço da política estão a fazer-nos caminhar em direção ao fim da vida humana.
O suicídio “clássico” está a diminuir no mundo. No entanto, hoje assistimos a um suicídio em massa e em câmara-lenta, cujos contornos formam a razão deste livro. «O Suicídio da Espécie» revela o lado negro do modelo de desenvolvimento atual enquanto causa direta das principais doenças que levam à morte e à incapacidade.

Apoiada por uma sólida investigação sociológica e científica, a obra de Zeitoun ao mesmo tempo que procura compreender o porquê dos vários comportamentos autodestrutivos e ilógicos da sociedade, aponta o caminho a seguir para um crescimento económico que não ponha em risco as nossas vidas.

O nosso modo de vida está a matar-nos. Com tanta comida, conforto e medicamentos que temos atualmente ao nosso dispor, por que razão estamos cada vez mais doentes e os custos com a saúde não param de aumentar?
Para Jean-David Zeitoun, médico e investigador em políticas de saúde públicas, a resposta é clara: nos dias de hoje, as principais causas de doença e de morte derivam do crescimento económico ou dos seus efeitos.
Duas delas, a poluição e a obesidade, são no seu conjunto diretamente responsáveis por 14 milhões de mortes anuais em todo o mundo. Mas será que nos expomos a esses perigos livre e conscientemente enquanto indivíduos? Ou seremos levados a isso pela mão das grandes empresas e do poder político que, em nome do lucro, permitem e incentivam um modo de vida que nos faz adoecer e mata?
― Num círculo vicioso, geramos cada vez mais doenças que nos obrigam a gastar mais e mais dinheiro. Por que razão adotamos um comportamento tão contraditório?
― Porque insistimos num modelo económico que obriga a um investimento muitíssimo superior aos ganhos que gera para resolver os problemas de saúde ― e não só ― que ele próprio cria?
― De que forma podemos, enquanto indivíduos, travar esta imparável corrida para o abismo?

 

Escrito numa linguagem acessível e concisa e apoiado por uma sólida investigação científica, O Suicídio da Espécie mostra-nos como a atividade humana está a pôr em risco as nossas vidas, e o que podemos fazer para reverter a situação

Mais Recentes

Saiba quais são os sete alimentos que combatem o envelhecimento da pele

há 1 hora

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 2 horas

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 2 horas

iSeg: a inteligência artificial que revoluciona o tratamento do cancro do pulmão

há 3 horas

Presunto ibérico é aliado dos atletas: reduz inflamações, acelera a recuperação e aumenta massa muscular

há 4 horas

Cientistas desvendam mecanismo que pode travar o crescimento dos tumores mais difíceis

há 4 horas

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

há 5 horas

Diogo Jota morre em acidente de viação em Espanha

há 5 horas

Investigadores canadianos associam pesadelos à intolerância à lactose

há 5 horas

Estudo: células cerebrais descobrem “armazém secreto” de açúcar que protege contra o Alzheimer

há 6 horas

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 20 horas

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 20 horas

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 20 horas

O “Monstro de Londres”: o agressor que aterrorizou a cidade antes de Jack, o Estripador

há 21 horas

IDO1: o “interruptor” do colesterol que pode salvar milhões de vidas

há 21 horas

Clima extremo faz portugueses repensarem férias: reservas flexíveis e ‘coolcations’ ganham força

há 24 horas

Estudo: Alterações climáticas vão reduzir produção das principais culturas globais até 2100

há 1 dia

Eletricidade: cavernas de sal podem tornar-se super baterias subterrâneas (e a Alemanha está entusiasmada)

há 1 dia

Escaldões: por que o after sun pode não ser a melhor solução e o que deve usar para aliviar a pele

há 1 dia

Aldeia sérvia reivindica ser o berço do primeiro vampiro do mundo

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.