Quem nunca sonhou acordar num destino paradisíaco, rodeado de natureza, praias escondidas e águas azul-turquesa? Quem resiste a um pé de dança de copo na mão, aos aromas intensos de uma culinária com raízes milenares ou às cores vivas de florestas tropicais intocadas?
Samaná é tudo isto guardado em segredo. Este destino caribenho, situado no nordeste da República Dominicana, destaca-se pela baixa exploração turística e pela ligação à cultura local, que se vai tornando menos presente em destinos mais visitados.
De junho a setembro, a Soltour vai voltar a disponibilizar voos charter semanais que ligarão, diretamente, Lisboa a Samaná, evitando que os portugueses tenham de fazer escala em aeroportos internacionais.
Neste momento, a Soltour está a disponibilizar pacotes “tudo incluído” de sete noites, exclusivos para partidas de Lisboa, com voo e alojamento (com pequeno-almoço) em resorts de quatro a cinco estrelas. Os pacotes, alguns com descontos de 8% a 17%, estão disponíveis a partir de 1.175 euros por pessoa.
“Se pudesse descrever Samaná numa palavra, seria autenticidade. Neste destino, os visitantes sentem-se, de facto, ligados à cultura e à essência da República Dominicana. Em Samaná, quem reina é a natureza e é ela que dita o ritmo da vida diária. Seja numa das várias praias de areia branca, não raras vezes desertas, nas florestas e parques naturais ou nas águas límpidas da baía de Samaná, os viajantes vão poder relaxar e desligar da rotina para se focar no que mais importa: o seu bem-estar”, refere Luís Santos, Diretor Comercial da Soltour para Portugal e Espanha.
Samaná, é de facto, um paraíso de biodiversidade com muito para descobrir. Rodeado por um mar de águas cristalinas e uma flora abundante, é um dos destinos mais autênticos das Caraíbas, colocando o visitante no pleno coração da natureza. Exemplo disso é o Parque Nacional de Los Haitises, considerado Reserva da Biosfera pela UNESCO, em que se encontram diversas espécies de aves (como pelicanos, fragatas e falcões) e uma cadeia montanhosa com 40 metros de altitude, num verdadeiro testemunho de uma era antiga, intocada, de pura natureza.
Samaná acolhe também algumas das praias mais apaixonantes do mundo, como a Playa Rincón, composta por várias baías que se estendem ao longo de três quilómetros. Quem visita dificilmente esquece a imagem e as sensações que ficam gravadas na memória: uma abundância de palmeiras e coqueiros a desenhar curvas ao longo do mar, a areia branca e fina que aquece os pés a cada passo, as águas calmas a formar um mosaico de diferentes tonalidades de azul.
A multiplicidade de atividades que se podem encontrar em Samaná – desde o mais simples relaxamento até aos passeios a cavalo, tirolesa sobre a floresta ou mergulho – fazem deste destino uma opção multifacetada e adequada para vários perfis de viajantes. Ao mesmo tempo, a diversidade na oferta de alojamento, com opções pensadas para família ou adults only, permite receber vários tipos de viajantes, como casais, famílias ou grupos.