Se sofre de rosácea tenha atenção a estes conselhos

Este não é um problema exclusivo das mulher. Homens tenham cuidado.

A rosácea é uma inflamação da pele que se manifesta na região central do rosto, surgindo nas bochechas, nariz e queixo. É caracterizada por uma intensa vermelhidão nessa zona, que causa muito desconforto. É mais comum aparecer em pessoas adultas, entre os 30 e 50 anos.

Atinge principalmente as mulheres, também chegar aos homens. Aliás, os casos mais graves da doença, aparecem no género masculino.

Os sintomas podem variar dependendo do grau e tipo da doença.

Quando aparece a primeira manifestação, chamada pré-rosácea, a principal característica é a ruborização, que na maioria das vezes é passageira.

Mas pode evoluir progressivamente para a vermelhidão na região central do rosto. Aqui ela não regride e pode estar relacionada com crises de calor e muita ardência no local.

Também pode levar ao aumento de vasos sanguíneos e das pápulas ou pústulas. É muito comum sentir uma sensação de ardor e comichão.

Esta é uma doença de pele crónica pelo que o tratamento é indicado conforme o tipo e o grau de evolução. Por não haver uma cura, o intuito do tratamento é impedir o avanço da doença, e dependendo do estágio, reverter o quadro.

O tratamento pode ser feito de três formas: tópico, no local, sistémico, com a ingestão de antibióticos via oral, e cirúrgico.

Prevenir e controlar

Em hipótese alguma use ou tome qualquer medicamento sem prescrição médica.
Apanhe sol em doses pequenas e em horários específicos.
Dê atenção a alimentação, e procure relacionar alimentos que consumiu com o aparecimento de rosácea.
Atenção ao uso de cosméticos e produtos que contem corticosteroides, isso também pode estar relacionado ao aparecimento dessa inflamação de pele
Evite o consumo excessivo de álcool
Tenha cuidado com a prática exagerada de exercícios físicos
Mantenha uma rotina de cuidados com a pele

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...