Banhos quentes têm o seu charme, mas será que valem a pena? Na verdade, a água quente pode ser prejudicial para a saúde por isso convém ficar a par dos riscos.
Impacto na pele, no cabelo e no sistema imunológico
A água quente pode remover os óleos naturais do corpo, essenciais para uma pele saudável. Isso pode levar a pele seca, vermelhidão e irritação. O cabelo também sofre, com danos que podem resultar em caspa e queda.
Leva ao envelhecimento precoce da pele
O alerta dos especialistas sobre a temperatura da água vai mais longe: a água quente tem o efeito de abrir os poros da pele, permitindo que o óleo natural produzido sob a pele atinja a superfície e a proteja. Esses poros, lar dos milhões de pelos no corpo, são fundamentais para a saúde da pele. No entanto, o dilema surge quando a água quente, ao dilatar esses poros, facilita a entrada de agentes indesejados. Os sabonetes que usamos são compostos por produtos químicos agressivos que a pele precisa de enfrentar. Eles retiram os óleos naturais e proteínas da pele, essenciais para protegê-la resultando numa aparência pálida, rachada ou escamosa e no início precoce de rugas, especialmente no rosto, a parte mais vulnerável do corpo a esses efeitos.
Temperatura ideal para um banho
Especialistas sugerem que a temperatura ideal para o banho seja a morna: deve estar entre 37º e 40º C. Evitar temperaturas altas é crucial, pois podem comprometer a barreira de humidade da pele, afetando a sua aparência e saúde.