Existem muitos atletas de elite que reconhecem os benefícios do banho de água fria, por exemplo Cristiano Ronaldo gosta de o tomar depois de cada jogo.
Mas será que é realmente saudável tomar banho de água fria?
Aplicar água fria nas pernas, principalmente ao final do dia, é algo que pode ser de grande ajuda para pessoas com problemas de circulação . Este gesto fará com que os vasos sanguíneos se contraiam, aumentando o retorno venoso, desinchando as pernas e melhorando o fluxo sanguíneo.
Também fará com que a frequência cardíaca aumente e pode levar ao aumento da pressão arterial, por isso os hipertensos devem ter cuidado ao aplicá-lo.
São muitas as pessoas que procuram ter cabelos mais fortes e saudáveis, e para isso recorrem a todo o tipo de suplementos ou champôs especiais. Mas o que poucos sabem é que lavar os cabelos com água quente enfraquece o cabelo e o seu folículo, por isso regular a temperatura pode ser um bom começo para melhorar a saúde do cabelo e também prevenir o aparecimento de caspa.
Embora a pele não seja exatamente a mesma em todo o corpo, em zonas como as pálpebras tem uma espessura de 0,05 mm mas na sola dos pés chega a 5 mm, existem algumas generalidades relativamente à temperatura da água com o que nós lavamos. A água quente dilata os poros e isso ajuda a pele a secar e ficar com aspeto escamoso, além de fazer com que ela perca firmeza e elasticidade, acelerando o aparecimento de rugas.
Um banho de água fria pela manhã clareia melhor do que uma chávena de café, e não só pelo susto, mas porque fará com que neurotransmissores como adrenalina e norepinefrina sejam libertados. Esses dois poderosos elementos estimulantes têm ação direta na atenção e na memória.