Partilhar

Em “Furiosa: Uma Saga Mad Max” o futuro regressa à Idade das Trevas

O filme “Furiosa: Uma Saga Mad Max”, que estreia hoje nos cinemas portugueses, é o retrato pós-apocalíptico de um futuro em que a humanidade regressa à Idade das Trevas, disse o realizador George Miller.

23 Maio 2024
Forever Young com Lusa

“Apesar de isto se situar num futuro pós-apocalíptico, o comportamento regressa à Idade das Trevas ou tempos medievais, ainda com tecnologia do século XX”, afirmou o cineasta, numa conferência de lançamento do filme em que a Lusa participou.

“Não há carros elétricos, não se pode usar telemóvel nem cartão de crédito, não há refrigeração nem rede elétrica ou instituições”, descreveu. Tudo isso leva os personagens a um comportamento básico, sendo a história uma alegoria que Miller considerou espelhar partes do mundo moderno.

“Vemos muitos destes comportamentos no mundo, a forma como as pessoas lidam umas com as outras, está nas notícias”, continuou.

Situada 45 anos após o colapso da humanidade, com uma catástrofe climática que tornou o mundo árido, a história serve como prequela de “Mad Max: Estrada da Fúria”, protagonizada por Charlize Theron e Tom Hardy em 2015 e que venceu seis Óscares.

O novo filme da Warner Bros. traz fogo, brutalidade e vingança e é um dos mais aguardados do ano, com esperanças de que ajude a dar a volta à situação de quebra generalizada nas receitas de bilheteira.

Furiosa é agora encarnada por Anya Taylor-Joy, com Chris Hemsworth a dar corpo a Dementus. As escolhas, disse George Miller, foram uma aposta arriscada que acabou por resultar, já que a atriz foi escolhida antes dos papéis que lhe deram o estrelato – “O Gambito da Rainha” e “A Noite Passada em Soho”.

“Havia algo muito convincente nela”, referiu Miller, frisando como o papel de Furiosa é difícil. “Podemos argumentar que os Mad Max são filmes de faroeste sobre rodas, e em muitos personagens clássicos o protagonista é lacónico”, indicou.

“Max quase não diz nada, Furiosa em Estrada da Fúria não diz quase nada. E nesta história, nem pode fazê-lo”, acrescentou.

Isso significa que o desempenho de Anya Taylor-Joy não pode fundamentar-se no diálogo, mas nas expressões faciais e na fisicalidade do papel. “Além disso, nesta terra árida, as palavras não significam muito. Interage-se pela ação, é um mundo in extremis”, descreveu Miller.

O papel de Chris Hemsworth é, de certa forma, oposto e o realizador contou como o ator acabou por dar um Dementus diferente do que tinha sido conceptualizado.

“Vi que o Chris é uma pessoa multidimensional, tanto como ser humano como na abordagem à representação”, disse o cineasta. Miller contou como a experiência pessoal de Hemsworth, cujos pais eram assistentes sociais que fizeram trabalho pioneiro com crianças vítimas de abusos, influenciou a sua interpretação. “Ele viu o trabalho que os pais fizeram e tem muita sabedoria sobre isso para alguém que é relativamente jovem. Isso refletiu-se no seu trabalho”, explicou.

Com críticas iniciais positivas que destacam a espetacularidade, “Furiosa” permitiu ao cineasta australiano usar ferramentas que não estavam disponíveis quando realizou os outros filmes Mad Max.

Mas Miller salientou que é sempre a história e não a tecnologia que comanda o filme – onde ninguém desafia as leis da física. “Não há humanos nem carros a voar. Tudo é real”, sublinhou.

Aquilo que o continua a atrair no cinema – sendo que George Miller se formou primeiro em medicina – é contar histórias em que as pessoas lidam com mundos extremos e onde há conflitos.

“O que acontece quando há conflitos nas histórias é que revelam a essência dos personagens e do mundo. É por isso que contar histórias continua a entusiasmar-me”, disse.

“Furiosa: Uma Saga Mad Max” tem argumento de George Miller e Nico Lathouris. O elenco conta ainda com Tom Burke, Lachy Hulme, John Howard e Jacob Tomuri.

Este é o quinto filme Mad Max, cuja saga começou em 1979. Todos foram escritos e realizados por George Miller.

ARYG // VQ

Lusa/Fim

Mais Recentes

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 25 minutos

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 32 minutos

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 42 minutos

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 46 minutos

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 2 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 2 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 2 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 4 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 4 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 4 horas

O desafio está lançado: teste estes produtos do Lidl e ganhe vales de compras

há 4 horas

Truque para cozinhar salmão: aprenda como retirar a pele sem usar a faca

há 4 horas

Investigadores portugueses desenvolvem testes para prever benefício clínico da medicação em pessoas com Fibrose Quística

há 5 horas

Óbito: Morreu a modelo Lucy Markovic, estrela do Next Top Model da Austrália

há 5 horas

Revelada a causa oficial da morte do ator norte-americano Val Kilmer

há 5 horas

Necessidades nutricionais a partir dos 50 anos

há 5 horas

Penteados longos para mulheres com mais de 50 anos: abrace a elegância juvenil nesta primavera

há 5 horas

Benefícios do ioga para pessoas com mais de 55 anos: não deixe para amanhã o que…

há 6 horas

Cientistas criam teste sanguíneo que permite detetar precocemente doença de Parkinson

há 6 horas

Bem estar após os 50 anos: siga estas 7 dicas

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.