Originado pelo crescimento anormal dos vasos sanguíneos, o hemangioma é um dos tumores mais comuns na infância. A boa notícia é que se trata de um tipo de tumor benigno.
Referem os especialistas que é um tumor que cresce durante o primeiro ano de vida e posteriormente regride, deixando consequências de intensidade diferente dependendo dependendo do tamanho e da área afetada. O desaparecimento pode durar entre 3 e 10 anos.
De acordo com a Clínica da Universidade de Navarra , o tratamento de hemangiomas pequenos ou não invasivos não é recomendado, porque é normal que desapareçam espontaneamente . No entanto, noutros casos podem causar problemas de sangramento, dificuldades respiratórias ou alimentares, distúrbios de crescimento ou prejudicar a visão pelo que podem exigir intervenção médica ou cirúrgica.
Em 80% dos casos localizam-se na cabeça e pescoço, embora também possam aparecer no tronco e nas extremidades. São chamados de hemangiomas capilares, às vezes conhecidas como marcas de nascença vermelhas devido à sua aparência: lesões planas e avermelhadas, embora às vezes possam ser elevadas.
Embora algumas pesquisas sugiram que certas proteínas da placenta durante a gravidez possam estar envolvidas, a realidade é que não se sabe o que causa isso. Sabe-se, porém, que é mais comum em bebês brancos e três vezes mais comum em bebês do sexo feminino.
Por isso, os especialistas exigem mais pesquisas, afirmando que é importante continuar pesquisando a origem molecular e genética desses tumores, além da descoberta de novas terapias, como o tratamento com propranolol, que comprovadamente salva vidas e reduz em 90% a necessidade de intervenções cirúrgicas».
´«