Pão integral é melhor do que pão branco. Embora isso seja verdade, devido ao seu valor nutricional e contribuição de fibras, nem sempre é o que os médicos recomendam. Verificar a qualidade e os ingredientes com que são elaborados é fundamental para escolher os alimentos que mais auxiliam o organismo.
Os médicos geralmente recomendam incluir o consumo de pão integral na dieta porque é mais nutritivo que o pão branco e possui maior teor de fibras, vitaminas do grupo B, E e minerais como o magnésio, que ajuda a metabolizar melhor a glicose e a insulina . Porém, devido à grande procura que tem tido nos últimos anos, a oferta deste alimento tem aumentado, e há cada vez mais marcas no supermercado.
Escolher aquele que é mais saudável nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes a embalagem, as fotos ou mesmo o preço fazem com que o consumidor compre o pão integral mais atraente, mas não o mais saudável. A recomendação dos especialistas é ler atentamente os rótulos dos produtos para verificar os ingredientes que compõem o produto.
Ao ler o rótulo analise os ingredientes que são apenas quatro: farinha de trigo integral, água, fermento e sal, e em alguns casos, mas é opcional, pode-se usar azeite. Também é importante verificar se as farinhas e os cereais também são integrais.
Verificar a quantidade de fibra é fundamental , pois para que seja integral deve corresponder a um décimo do total de carboidratos.
Se o pão disser que é multigrãos significa que contém vários cereais, mas não significa que seja integral.