<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Óbito: Morreu Jerry West , o ex-basquetebolista que inspirou o logótipo da NBA

13 Junho 2024
Forever Young com Lusa

Jerry West fez história como jogador dos LA Lakers, tendo sido ainda treinador, olheiro e dirigente. Morreu os 86 anos.

O ex-basquetebolista Jerry West, conhecido no seu tempo como jogador e treinador dos Los Angeles Lakers, entre as décadas de 1960 e 1970, e que serviu de inspiração para o logótipo da NBA, morreu aos 86 anos.

O emblemático nome do basquetebol americano contou com uma carreira de 14 anos como jogador profissional, entre 1960 e 1974, tendo sido All-Star durante a totalidade desse período. West sagrou-se campeão olímpico em 1960 e da NBA em 1972, sendo também galardoado com o prémio de MVP das Finais de 1969, das quais saiu derrotado diante dos Boston Celtics, numa eliminatória que acabaria 4-3 para a formação do também icónico Bill Russell.

Depois de uma prestigiada carreira como basquetebolista exclusivamente dedicada aos Lakers, que o tornou a inspiração para o logótipo da NBA, Jerry West assumiu, na temporada 1976/1977, o papel de treinador principal da equipa de Los Angeles, durando até 1979 no cargo, sem conquistar, no entanto, qualquer título.

Após alguns anos de menor sucesso como treinador, virou as suas atenções profissionais para o scouting, tornando-se, na temporada 1982/1983, dirigente da equipa que sempre representou.

Em 2002, assumiu o cargo de dirigente, mas, desta vez, pelos Memphis Grizzlies, sendo que, mais tarde, em 2011, foi contratado pelos Golden State Warriors, de São Francisco. Desde 2017, até ao momento da sua morte, aos 86 anos, foi também detentor do mesmo cargo nos Los Angeles Clippers.

Ao longo da sua carreira como dirigente, conquistou oito títulos da NBA e recebeu o prémio de Dirigente do Ano por duas ocasiões.

Mais Recentes

Afinal, andamos todos a aquecer mal a comida no micro-ondas? Especialistas explicam o erro comum que muitos cometem

há 30 minutos

Estudo revela os telemóveis que mais radiações emitem – e alguns são bastante populares em Portugal

há 1 hora

Estas 260 ilhas luxuosas custaram mil milhões de euros: agora estão abandonadas

há 1 hora

Estes 10 aparelhos estão a fazer disparar a sua conta da luz (e há formas simples de reduzir os custos)

há 2 horas

14 Dicas para manter a casa fresca sem ar condicionado (mesmo nos dias de maior calor)

há 19 horas

‘Chroming’: a nova prática perigosa que está a ameaçar a saúde dos jovens

há 19 horas

Carregador ou telemóvel: qual se deve desligar primeiro? Descubra o segredo dos especialistas

há 21 horas

Cansado de ler centenas de mensagens? O WhatsApp agora resume tudo (conheça a nova funcionalidade)

há 21 horas

O país mais estranho do mundo? «Só 424 pessoas lá entraram; eu fui uma delas»

há 22 horas

Não misture leite com antibiótico nem carne grelhada com Ibuprofeno: os alimentos a evitar quando tomamos medicamentos

há 23 horas

Não deite fora: o líquido no topo do iogurte pode ser o seu novo aliado. Especialistas explicam a razão

há 1 dia

Três tipos de cancro que estão a atingir cada vez mais jovens: especialistas revelam o que fazer para se proteger

há 1 dia

Cuidado com as vespas asiáticas: saiba como agir em caso de picada

há 1 dia

Levantar dinheiro vai mudar: novas regras entram em vigor hoje. Saiba o que muda

há 1 dia

Os desejos sexuais mais escondidos das portuguesas: o que a ciência revela

há 2 dias

Vai comprar casa? Estas dicas podem fazer toda a diferença

há 2 dias

E se o cancro surgisse ainda antes do nascimento? A ciência responde

há 2 dias

Óbito: Morreu antigo deputado e ex-autarca Júlio Henriques

há 2 dias

Menos tempo sentado, menos dor: o truque simples para aliviar as costas

há 2 dias

Congelar o pão pode torná-lo mais saudável, segundo especialistas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.