Felipe VI e Letizia fazem de tudo de modo garantir o apoio dos espanhóis à manutenção da casa real, mas no dia em que celebraram os 10 anos de reinado sofreram um duro golpe por causa de Kate Middleton.
«O rei e a rainha de Espanha prepararam tudo para assinalar a data especial mas o momento que era para ser deles acabou por ser ofuscado por Kate Middleton», analisou a escritora Pilar Eyre.
«Todos pensávamos que Felipe ia aparecer nas capas, tenho um grupo de amigas jornalistas e as apostas que fazíamos era se ia sair só, se ia sair com Letizia, se ia sair com Leonor, se ia sair com Sofia, Leonor e Letizia […] Estávamos seguras que Felipe ia ser protagonista das quatro capas», comentar Pilar.
«Quem reapareceu? A princesa de Gales. Kate Middleton que esteve na cerimónia Trooping the Colour no domingo, 16, em Londres, três dias antes da comemoração dos 10 anos de reinado de Felipe, e roubou toda a cena».
«Isto é um feito histórico porque a família real sustenta-se muito da imprensa cor de rosa. É realmente quem lhe dá visibilidade, popularidade», sublinhou.
«Se desaparecem do foco, vão desaparecendo e passam tão despercebidos que vai chegar o momento em que pensaremos: ‘Para que servem?’. É certo que Felipe é chefe de Estado mas as atribuições do chefe de Estado são muito limitadas, tem que dar a imagem do país, um pouco de relações públicas, mas, claro, se estas relações não podem ser vistas, esta função, talvez a mais importante, fica desvanecida, anulada».