A Fundação Juegaterapia, instituição solidária que apoia crianças em tratamento oncológico através do entretenimento, em parceria com a The Walt Disney Company Portugal, inaugurou o seu primeiro cinema infantil num hospital em Portugal. Este cinema, inaugurado na ala Pediátrica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), é fruto das receitas conseguidas através da venda dos Baby Pelones da Disney em Portugal, um conjunto de bonecos inspirados nas crianças que lutam contra o cancro.
Em parceria com a The Walt Disney Company, a Fundação Juegaterapia, já desenvolveu e implementou dois espaços semelhantes em Espanha, e agora inaugura este em Portugal, possibilitando que as crianças e jovens internados no IPO de Lisboa consigam ter a experiência de ir ao cinema sem sair do hospital.
O cinema, concebido pelo estúdio Cousi Interiorismo, conta com tecnologias de áudio e vídeo de última geração, e celebra o 90º aniversário do Pato Donald, inspirando-se nesta personagem e na sua parceira, Margarida, para dar vida à decoração da sala.
A sala contará ainda com uma consola de videojogos PS4 para que as crianças e jovens possam jogar entre si neste espaço e dispõe de 16 assentos que podem ser reclinados para maior conforto, uma vez que muitas irão assistir aos filmes durante os seus tratamentos de quimioterapia em regime ambulatório.
Esther Pereira, diretora de Humanização dos Hospitais da Juegaterapia, explica que “a ideia não é apenas que as crianças vejam um filme como se estivessem no seu quarto. Queremos que elas vão ao cinema no seu hospital e que esta seja uma experiência única para elas. Quando entrarem nesta sala, vão sentir que estão a viajar para outros mundos e a viver outras experiências. O nosso objetivo é sempre fazer com que elas se distraiam e esqueçam que são crianças doentes no hospital. Estamos convencidos de que isso é benéfico para a sua recuperação, porque “a quimioterapia a brincar passa a voar”.
Na nova sala de cinema vão poder ser vistos todos os clássicos Disney, Pixar, Marvel e Star Wars através do Disney+ que estará disponível para que as crianças possam aceder a alguns dos maiores sucessos mundiais do cinema e da televisão. Na inauguração, as crianças hospitalizadas assistiram a “Wish: O Poder dos Desejos”, um dos mais recentes êxitos da Disney.
Margarida Morais, Diretora de Marketing e Comunicação da The Walt Disney Company em Portugal, afirma que “Na Disney procuramos criar experiências e momentos especiais que levem a magia das nossas histórias para junto de crianças que estão a passar por um período de hospitalização, contribuindo desta forma para uma diminuição dos níveis de ansiedade e medo associados a estas situações. É com enorme satisfação que hoje inauguramos este espaço em Lisboa, em parceria com a Fundação Juegaterapia e com o IPO, para que mais crianças e jovens hospitalizados possam usufruir de momentos de descontração através dos seus filmes e séries preferidos.”
Eva Falcão, Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa, sublinha que este é mais passo no caminho da humanização do ambiente hospitalar. “Acreditamos que algumas iniciativas de humanização em saúde proporcionam momentos de abstração da doença que são muito valorizados pelos doentes e suas famílias, mas, também, pelos profissionais de saúde, razão pela qual institucionalizámos uma comissão de humanização de cuidados no IPO Lisboa. A sala de cinema agora inaugurada é uma estrutura que vai ao encontro deste objetivo: termos um espaço de divertimento e evasão, pensado para as crianças, e onde serão projetados filmes adequados à idade dos espectadores, proporcionando-lhes momentos de alegria e diversão.”
Esta iniciativa da Fundação Juegaterapia começou há sete anos com a criação de uma sala de cinema no Hospital Gregorio Marañón de Madrid (2015). Seguiu-se a abertura de salas de cinema noutros hospitais em Espanha, nomeadamente no Hospital de Burgos (2019), no Hospital Miguel Servet em Saragoça (2019), no Hospital Universitário de Valladolid (2019), no Hospital Universitário Torrecárdenas em Almería (2022) e no Hospital Reina Sofía em Córdoba (2022).