Partilhar

Fundação Juegaterapia inaugura cinema infantil no IPO de Lisboa, em parceria com a Disney

A iniciativa da Fundação Juegaterapia leva a magia do cinema até às crianças em tratamento no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, para que possam usufruir deste espaço enquanto aguardam exames, tratamentos ou consultas

25 Junho 2024
Sandra M. Pinto

A Fundação Juegaterapia, instituição solidária que apoia crianças em tratamento oncológico através do entretenimento, em parceria com a The Walt Disney Company Portugal, inaugurou o seu primeiro cinema infantil num hospital em Portugal. Este cinema, inaugurado na ala Pediátrica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), é fruto das receitas conseguidas através da venda dos Baby Pelones da Disney em Portugal, um conjunto de bonecos inspirados nas crianças que lutam contra o cancro.

Em parceria com a The Walt Disney Company, a Fundação Juegaterapia, já desenvolveu e implementou dois espaços semelhantes em Espanha, e agora inaugura este em Portugal, possibilitando que as crianças e jovens internados no IPO de Lisboa consigam ter a experiência de ir ao cinema sem sair do hospital.

O cinema, concebido pelo estúdio Cousi Interiorismo, conta com tecnologias de áudio e vídeo de última geração, e celebra o 90º aniversário do Pato Donald, inspirando-se nesta personagem e na sua parceira, Margarida, para dar vida à decoração da sala.

A sala contará ainda com uma consola de videojogos PS4 para que as crianças e jovens possam jogar entre si neste espaço e dispõe de 16 assentos que podem ser reclinados para maior conforto, uma vez que muitas irão assistir aos filmes durante os seus tratamentos de quimioterapia em regime ambulatório.

Esther Pereira, diretora de Humanização dos Hospitais da Juegaterapia, explica que “a ideia não é apenas que as crianças vejam um filme como se estivessem no seu quarto. Queremos que elas vão ao cinema no seu hospital e que esta seja uma experiência única para elas. Quando entrarem nesta sala, vão sentir que estão a viajar para outros mundos e a viver outras experiências. O nosso objetivo é sempre fazer com que elas se distraiam e esqueçam que são crianças doentes no hospital. Estamos convencidos de que isso é benéfico para a sua recuperação, porque “a quimioterapia a brincar passa a voar”.

Na nova sala de cinema vão poder ser vistos todos os clássicos Disney, Pixar, Marvel e Star Wars através do Disney+ que estará disponível para que as crianças possam aceder a alguns dos maiores sucessos mundiais do cinema e da televisão. Na inauguração, as crianças hospitalizadas assistiram a “Wish: O Poder dos Desejos”, um dos mais recentes êxitos da Disney.

Margarida Morais, Diretora de Marketing e Comunicação da The Walt Disney Company em Portugal, afirma que “Na Disney procuramos criar experiências e momentos especiais que levem a magia das nossas histórias para junto de crianças que estão a passar por um período de hospitalização, contribuindo desta forma para uma diminuição dos níveis de ansiedade e medo associados a estas situações. É com enorme satisfação que hoje inauguramos este espaço em Lisboa, em parceria com a Fundação Juegaterapia e com o IPO, para que mais crianças e jovens hospitalizados possam usufruir de momentos de descontração através dos seus filmes e séries preferidos.”

Eva Falcão, Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa, sublinha que este é mais passo no caminho da humanização do ambiente hospitalar. “Acreditamos que algumas iniciativas de humanização em saúde proporcionam momentos de abstração da doença que são muito valorizados pelos doentes e suas famílias, mas, também, pelos profissionais de saúde, razão pela qual institucionalizámos uma comissão de humanização de cuidados no IPO Lisboa. A sala de cinema agora inaugurada é uma estrutura que vai ao encontro deste objetivo: termos um espaço de divertimento e evasão, pensado para as crianças, e onde serão projetados filmes adequados à idade dos espectadores, proporcionando-lhes momentos de alegria e diversão.”
Esta iniciativa da Fundação Juegaterapia começou há sete anos com a criação de uma sala de cinema no Hospital Gregorio Marañón de Madrid (2015). Seguiu-se a abertura de salas de cinema noutros hospitais em Espanha, nomeadamente no Hospital de Burgos (2019), no Hospital Miguel Servet em Saragoça (2019), no Hospital Universitário de Valladolid (2019), no Hospital Universitário Torrecárdenas em Almería (2022) e no Hospital Reina Sofía em Córdoba (2022).

Mais Recentes

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 54 minutos

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 2 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 20 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 21 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 22 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 23 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 24 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 2 dias

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 2 dias

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 2 dias

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 2 dias

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 2 dias

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.