<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Especialistas alertam para os riscos do paddle para os olhos

11 Julho 2024
Sandra M. Pinto

O paddle é um desporto que tem vindo a ganhar muitos adeptos nos últimos anos devido ao seu dinamismo, à facilidade de organização dos jogos e ao aumento de campos construídos.

Os oftalmologistas detetaram um aumento preocupante de lesões oculares relacionadas à prática do paddle . Algumas delas podem levar a consequências graves, exigindo até intervenção cirúrgica.

As lesões geralmente são causadas pelo impacto direto da bola no globo ocular, podendo causar desde sangramento na câmara anterior do olho até rutura da retina ou rutura da parede do globo ocular, com o consequente risco de deficiência visual ou cegueira.

A bola, que pode atingir entre 100 e 130 km/h , não é o único risco e alertam que os parceiros de jogo, a curta distância entre os jogadores e os movimentos bruscos durante o jogo aumentam as possibilidades de sofrer lesões involuntárias.

O uso de óculos de proteção específicos para a prática do paddle apresenta-se como uma medida fundamental para reduzir o risco de lesões oculares. De acordo com alguns estudos, estes óculos podem reduzir o risco de lesões oculares até 90% se usados ​​corretamente.