<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Não se deixe enganar: 10 truques (eficazes) que as lojas utilizam para o fazer gastar mais dinheiro

Já alguma vez entrou numa loja para comprar apenas um artigo e saiu de lá com um carrinho cheio de produtos? Perceba porquê

Exemplos de estratégias criativas que as lojas utilizam para o convencer a abrir a carteira. Esteja atento a estes esquemas e tente não se deixe influenciar.

 

  1. Free Shipping (portes grátis)

Este é sem dúvida um dos truques mais eficazes da atualidade. As lojas utilizam este incentivo para convencer os consumidores a comprar nas suas plataformas ou para gastar um pouco mais dinheiro. Normalmente podemos até estar apenas interessados num artigo que custe 20€, mas se soubermos que não vamos pagar portes a partir dos 50€ o mais provável é que isso sirva de “desculpa” para adicionar mais uns quantos artigos ao carrinho.

 

  1. Desconto de boas-vindas

Quando acedemos a um determinado site pela primeira vez o mais provável é recebermos um qualquer desconto especial de boas-vindas na nossa primeira compra. Este é um incentivo adicional para que efetue a sua compra ou para que gaste ainda mais dinheiro. Basta que o desconto seja de 10% para nos convencermos de que estamos a fazer um bom negócio.

 

  1. Artigos adicionais que pode gostar

Quando estamos prontos para finalizar a nossa compra é comum existir um passo intermédio que nos vai mostrar um conjunto de artigos complementares que podemos adicionar à nossa compra. Este é o último esforço da loja online para conseguir que gaste um pouco mais dinheiro. Muitas vezes estas recomendações são feitas utilizando dados do seu histórico de pesquisa pelo que conseguem ser muito eficazes.

 

  1. Artigos essenciais no fundo da loja

O comércio tradicional sempre utilizou pequenos truques para promover um maior consumo no interior da loja. Precisa de um qualquer artigo essencial? O mais provável é que esteja localizado no fundo da loja, obrigando-o a passar por uma série de outros corredores que vão apresentar promoções e produtos “irresistíveis”. O posicionamento de cada produto é sempre uma decisão estratégica e comercial, nada está num determinado sítio por acaso.

 

  1. Carrinhos de compras à entrada

Quando vamos ao supermercado é natural que seja preciso um carrinho de compras. No entanto quando vamos a uma loja de retalho esta decisão não é tão óbvia. No entanto muitas lojas colocam carrinhos à entrada para tentar estimular a compra de mais artigos. Com um carrinho será mais fácil convencer-se a trazer outros produtos, nem que seja para o encher um pouco.

 

  1. Artigos de impulso ao nível dos olhos

Os produtos mais saudáveis, em promoção ou que oferecem às lojas um menor lucro nunca se encontram na localização mais acessível. Normalmente estão no topo ou na parte de baixo das prateleiras, obrigando a que faça um maior esforço para os alcançar. Já os artigos que oferecem mais lucros às lojas estão habitualmente sempre na prateleira do meio, alinhado com o nível dos seus olhos, prontos a cativar a sua atenção.

 

  1. Promoções com um twist

Quando chega uma nova promoção temos tendência a sentir um impulso para a aproveitar. A verdade é que nem sempre estes momentos de compra significam bons negócios. Normalmente as lojas vão tentar não oferecer simplesmente um desconto direto. Em alternativa vão utilizar estratégias como “Pague um, leve dois” ou “desconto de 10€ em compras superiores a 50€”. Isto são tudo esquemas para conseguir que gaste mais do que necessário.

 

  1. Ambiente confortável

Todo o ambiente de loja é pensado para estimular consumo. Desde a música, ao cheiro ou à decoração. Tudo é pensado para conseguir que permaneça mais tempo na loja e que compre mais artigos.

 

  1. Programas de fidelização

Este é uma das formas mais clássicas de angariar clientes recorrentes. Os cartões de pontos ou de fidelização são capazes de convencer qualquer um a privilegiar as suas compras num determinado local que ofereça vantagens. Este tipo de cartão oferece descontos ou até artigos grátis após um número “x” de compras.  Oferece igualmente uma sensação de exclusividade muito atraente.

 

  1. Vários expositores logo à entrada

Temos tendência a adicionar artigos desnecessários ao carrinho mal entramos numa superfície comercial. Mais tarde quando o carrinho já está cheio com as coisas que realmente precisamos é mais difícil convencer o consumidor a adicionar ainda mais coisas. As lojas sabem disso e é por esta razão que existem normalmente diversos expositores especiais à entrada dos supermercados e lojas.

 

 

Mais Recentes

Parceria aérea liga economia indiana em rápido crescimento à América do Norte e à Europa

há 5 horas

União Europeia aprova atrasos maiores – até 6 horas – e menos indemnizações para os passageiros aéreos

há 5 horas

Cancro do pulmão: avanço no tratamento vem do fundo do oceano

há 5 horas

Nem um minuto a mais: este é o tempo que pode manter a carne fresca no frigorifico

há 6 horas

Lentes de contato: todo o cuidado é pouco, pois há riscos escondidos

há 6 horas

O alerta vem dos especialistas: «estas manicuras da moda causam unhas podres, fungos e infeções»

há 6 horas

Descobre no jardim de casa um tesouro de mais de 26 mil euros: entrega-o e recebe recompensa “ridícula”

há 7 horas

Opinião: «A gordura do lipedema não responde a dieta ou exercício físico», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 7 horas

Nunca mais diga esta frase aos seus netos: «está a “pedir” que eles mintam», garante especialista

há 7 horas

Dieta: está difícil de atingir os seus objetivos? Conheça o que pode estar a correr mal e corrija

há 8 horas

Corrida: 5 erros que comprometem os resultados e causam lesões. Evite-os

há 8 horas

Maquilhagem perfeita: alcance o sonho de todas as mulheres pondo em prática estas 7 dicas

há 8 horas

Eutanásia: o que diz a lei portuguesa e como é o procedimento

há 9 horas

12 erros de decoração que podem (mesmo) tornar os espaços em algo (muito) desagradável

há 9 horas

Roteiro de verão: 6 destinos imperdíveis (dentro e fora de Portugal) para ir conhecer em autocaravana

há 9 horas

Brasserie de L’Entrecôte abre novo restaurante em Lisboa e nós descobrimos onde

há 10 horas

«Celebre o verão com experiências memoráveis»: o convite é desta cadeia hoteleira

há 10 horas

Um refúgio sustentável por explorar: venha descobrir o mar Vermelho Saudita

há 10 horas

A 10 minutos do castelo, Leiria acolhe nova unidade hoteleira

há 11 horas

Opinião: «A obesidade e o cancro do pâncreas», Marília Cravo, gastrenterologista

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.