<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

A Mercadona chegou a Portugal faz hoje 5 anos: lembra-se onde abriu a primeira loja?

2 Julho 2024
Sandra M. Pinto

“Cinco anos, um bom começo”

Mercadona Vila Nova de Gaia

A Mercadona, empresa de supermercados, assinala esta terça-feira os primeiros cinco anos desde a abertura da sua primeira loja em Portugal. Foi em Vila Nova de Gaia, na freguesia de Canidelo, que a 2 de julho de 2019 a empresa deu início à sua expansão no país, tendo aberto posteriormente, nesse mesmo ano, mais 9 lojas nos distritos do Porto, Aveiro e Braga.

 

Desde esse ano, investiu um total de mil milhões de euros em Portugal, que permitiram abrir, até à data, 50 lojas, que acumulam vendas superiores a 2.770 milhões de euros, e dois Blocos Logísticos – um na Póvoa de Varzim e outro em Almeirim, que ficará operacional ainda este ano – representando este último um investimento de mais de 250 milhões de euros. No que respeita a emprego, ao longo desta meia década, a Mercadona gerou 6.000 novos empregos, estáveis e de qualidade, todos com um contrato efetivo desde o primeiro dia.

 

Foi em 2016 que a Mercadona, empresa líder no setor da distribuição em Espanha, comunicou que iria dar início ao seu primeiro projeto de internacionalização, em Portugal, tendo para o efeito criado a empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia. Nesse mesmo ano contratou os seus primeiros colaboradores portugueses e, em 2017, abriu o seu primeiro Centro de Coinovação em Matosinhos, para adaptar a sua oferta aos hábitos e preferências do consumidor português. Dois anos mais tarde, em 2019, com a abertura da loja de Vila Nova de Gaia, a Mercadona já tinha 1.000 produtos novos apenas para o mercado português, prova de que a empresa aposta em oferecer um sortido de produtos eficaz, com uma grande preocupação em garantir a máxima qualidade.

 

Depois da abertura de várias lojas na região Norte, 2022 ficou marcado pela abertura das primeiras lojas na área metropolitana de Lisboa, em Setúbal e Oeiras.

 

O projeto de internacionalização em Portugal permitiu à Mercadona conhecer novos produtores nacionais e integrá-los no seu leque de fornecedores, algo que vai sendo incrementado à medida que o projeto vai avançando. Outro aspeto a sublinhar é o intercambio entre Portugal e Espanha que possibilitou o conhecimento de produtos nacionais a consumidores espanhóis como o exemplo de pão, pastelaria, queijos, vinhos, entre outros produtos portugueses. Este compromisso da empresa com os fornecedores portugueses reflete-se nos mais de 3.000 milhões de euros em compras a fornecedores nacionais desde 2019.

 

Sob a premissa de “Partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe”, o trajeto da Mercadona também se tem feito através da aplicação de um Plano de Ação Social, onde se incluem as doações alimentares. Neste âmbito, todas as lojas de Portugal têm uma parceria com uma instituição local, que desde o dia de abertura da loja recebe diariamente bens de primeira necessidade. Nos últimos cinco anos, a Mercadona já doou cerca de 5.500 toneladas de alimentos a instituições nacionais e locais, nas diferentes regiões onde está presente.

“Cinco anos, um bom começo”

Sob o mote “Cinco anos, um bom começo”, a Mercadona assinala este aniversário e celebra momentos marcantes do projeto da empresa em Portugal, contando histórias dos seus colaboradores que tenham acontecido em paralelo com o desenvolvimento da empresa no país.

O nascimento de um filho, uma relação que começou num supermercado, novos desafios na progressão de carreira, são exemplos destes marcos que a empresa vai celebrar durante o mês de julho.

Mais Recentes

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 10 minutos

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 30 minutos

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 50 minutos

Congelar pão em papel alumínio: é melhor parar se quer que ele fique crocante

há 1 hora

Deve cortar as unhas ao seu gato? 6 cuidados essenciais antes de tomar essa decisão

há 1 hora

Três dias de vinho, gastronomia, música e experiências imperdíveis: saiba onde e não perca

há 2 horas

Esquizofrenia: campanha dá rosto à doença e mostra que viver com autonomia é possível

há 2 horas

Elevando o luxo: companhia aérea revela novas melhorias na Primeira Classe

há 2 horas

Nem amêndoas nem avelãs: este é o fruto seco que ajuda a baixar o colesterol

há 2 horas

Dia Mundial da Esofagite Eosinofílica: «Doença crónica afeta funções vitais como comer e beber», Armando Peixoto, gastrenterologista

há 3 horas

Entrevista: «Cancro do esófago é um tumor maligno que corresponde ao 7.º cancro mais frequente a nível mundial, Anabela G Barros, oncologista

há 3 horas

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 18 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 19 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 19 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 19 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 20 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 20 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 20 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 21 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.