Novos dados da AirHelp, empresa líder mundial em tecnologia de compensação de passageiros aéreos, indicam o número de pessoas afetadas por cancelamentos e atrasos de voos nos primeiros sete meses do presente ano. A análise efetuada apresenta ainda o desempenho da companhia aérea TAP e o desempenho dos aeroportos portugueses.
Durante este período, quase 18 milhões de passageiros embarcaram num voo a partir de um aeroporto português. De acordo com os dados fornecidos pela empresa de direitos dos passageiros, cerca de 68% das viagens foram efetuadas dentro do horário previsto. No entanto, mais de cinco milhões de pessoas viram os seus voos interrompidos e, embora na maioria dos casos se tratasse de atrasos menores que não implicam uma compensação financeira de acordo com a regulamentação europeia, mais de 316 mil pessoas estão elegíveis para receber uma indemnização por um atraso superior a três horas, pelo cancelamento do seu voo ou pela perda de uma ligação causada pelo atraso do primeiro.
Em 2023, no mesmo período, quase 36% dos voos registaram alguma perturbação num aeroporto português; já em 2024, a taxa de perturbações melhorou com os voos atrasados ou cancelados a descerem para aproximadamente 32%.
De acordo com a AirHelp, a companhia aérea nacional TAP registou mais de 39 mil voos com origem de um aeroporto português. Destes, 35% sofreu algum tipo de perturbações (atrasos ou cancelamentos), impactando cerca de dois milhões de passageiros.
Já nos aeroportos, é de destacar o Aeroporto de Faro: dos mais de dois milhões de passageiros que embarcaram num voo neste aeroporto, apenas 22% teve algum tipo de perturbação. No Aeroporto do Porto – considerado o melhor aeroporto português pelo AirHelp Score 2024 – registaram-se quase quatro milhões de passageiros, com apenas 25% destes a sofrer algum tipo de perturbação. Por sua vez, o Aeroporto de Lisboa registou nove milhões de passageiros e 37% destes viu o seu voo sair atrasado ou ser cancelado.