<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Alguma vez se perguntou por que as laranjas são sempre vendidas em redes vermelhas? Descobrimos a resposta

3 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

O facto de possuírem esta cor não é à toa: responde a uma tática psicológica de marketing que faz com que o consumidor perceba o produto como mais apelativo.

Um estudo recente publicado na revista i-Perception revela como este truque visual procura realçar a aparência de frescura e maturação da fruta. O psicólogo Karl R. Gegenfurtner, da Universidade de Giessen, na Alemanha, lidera a pesquisa que revela os efeitos das redes de cores na perceção da cor dos alimentos.

Segundo Gegenfurtner, “escolher uma rede vermelha ou laranja para embrulhar as laranjas pode fazer com que a fruta pareça mais madura e suculenta, mesmo que não seja”.

Esta técnica baseia-se na conhecida ” ilusão de confete” , um fenómeno que demonstra como as cores circundantes podem alterar a nossa perceção da cor real de um objeto. No estudo, Gegenfurtner partilha uma experiência pessoal na revista IFL Science: “Comprei num supermercado um lote de laranjas que, dentro da rede vermelha, pareciam perfeitamente maduras”. Porém, ao chegar em casa e retirar a rede, descobriu que as laranjas tinham um tom esverdeado, muito diferente da cor laranja vibrante que ele havia percebido inicialmente. Essa mudança na perceção deve-se à forma como o cérebro processa as cores adjacentes, procurando sempre uma interpretação mais simples e uniforme das informações visuais.

A pesquisa indica ainda que esta técnica é aplicada a outros produtos, como os limões, que muitas vezes são envoltos em redes amarelas para acentuar a sua cor natural.

Se fosse utilizada uma rede vermelha para os limões, eles adquiririam um tom alaranjado, diminuindo o apelo visual. Esta prática demonstra como os profissionais de marketing compreenderam o poder da perceção das cores para captar a atenção dos consumidores e potencialmente aumentar as vendas.

Mais Recentes

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 18 minutos

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 38 minutos

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 58 minutos

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 1 hora

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 1 hora

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 2 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 2 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 2 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 3 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 3 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 4 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 4 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 4 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 4 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 5 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 5 horas

Óbito: Morreu o ator George Wendt da série “Cheers”

há 5 horas

Óbito: Morreu o vocalista dos Dropout Kings

há 5 horas

O bom funcionamento da tiroide é essencial para a fertilidade, avança especialista

há 5 horas

8 em cada 10 portugueses vão viajar este verão durante as férias e vão gastar mais de mil euros por pessoa

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.