Partilhar

Aprenda a proteger a saúde do seu cérebro com a ajuda destas 5 dicas

Eis algumas das estratégias que podem ajudar a fortalecer a resiliência da sua mente ao longo da pandemia provocada pela Covid-19.

7 Setembro 2024
Forever Young

Todos conhecemos já em pormenor os efeitos severos que a Covid-19 pode ter no nosso estado de saúde e, sobretudo, para a população mais envelhecida. No entanto, o impacto que esta doença pode ter no nosso cérebro continua a ser algo pouco debatido.

Um recente relatório da Global Council on Brain Health (GCBH) evidenciou a forma como a pandemia tem afetado a saúde cerebral dos mais envelhecidos, sinalizando alguns dos problemas que merecem uma maior atenção, assim como um conjunto de dicas a seguir.

 

Para além de afetar os nossos pulmões, a verdade é que esta doença afeta também o nosso cérebro. De resto o isolamento social justificado pela pandemia, tem contribuído igualmente para agravar a nossa saúde mental.

Descubra agora algumas das dicas que poderão ser capazes de proteger a sua mente e o seu cérebro.

 

  1. Mantenha-se ativo

É bastante fácil ficarmos mais parados e vivermos um estilo de vida mais sedentário durante a pandemia. O confinamento tem limitado severamente os nossos movimentos e impedido a possibilidade de irmos passear livremente. Os ginásios continuam fechados.

Segundo o relatório da GCBH, a atividade física é vital para proteger a função cognitiva dos adultos mais envelhecidos. Um mais frequente exercício físico permite não apenas reduzir o risco de demência, como pode também reforçar o nosso sistema imunitário, protegendo-nos contra o coronavírus. Procure, por exemplo, dar um passeio todos os dias e evite ficar sentado durante muitas horas.

 

  1. Alimentação saudável

Durante o último ano muitos foram os adultos que limitaram as suas idas aos supermercados, dificultando desta forma a compra de legumes e produtos frescos. Isto contribuiu para um consumo menor de peixe, de fruta e vegetais. Muitas pessoas acabaram por ingerir mais refeições processadas e açucaradas. Esta situação contribui para uma maior obesidade que por sua vez pode ser prejudicial não apenas para a saúde cardíaca, mas também para o aumento do risco de demência.

 

  1. Mantenha-se envolvido socialmente

Sendo certo que o relatório alerta para o facto de já anteriormente grande parte da população envelhecida sofrer com um maior isolamento social, a verdade é que a pandemia veio agravar tudo isso. As consequências podem ser graves. Este é um fator de risco – semelhante ao tabagismo e obesidade – para uma situação de morte prematura. É assim fundamental que encontre formas de manter o contacto social. Apoie-se nas novas tecnologias para conseguir conversar e ver a sua família e os seus amigos. O simples ato de falar com outra pessoa durante 10 min pode ajudar a melhorar a sua função cognitiva e capacidade de memória.

 

  1. Dê prioridade ao seu sono

Dormir é umas atividades mais essenciais no que diz respeito ao cuidado da saúde do seu cérebro. Infelizmente menos de metade de todos os adultos com mais de 50 anos reporta conseguir ter uma boa ou excelente qualidade de sono. Isto é particularmente preocupante pois é durante o sono que o nosso organismo elimina algumas placas e toxinas que podem aumentar o risco de Alzheimer. O seu objetivo deverá ser cumprir de forma regular entre 7-8 horas de sono diárias.

 

  1. Monitorize a sua saúde mental

Curiosamente as pessoas com mais de 65 anos têm tendência para reportar níveis bastante menores de depressão e ansiedade durante a pandemia, quando comparado com indivíduos mais jovens. No entanto um isolamento social pode ter um impacto considerável no nosso bem-estar, pelo que é fundamental que esteja atento a esses sinais. Procure encontrar novas formas de cuidar de si. Encontre um novo hobbie, procure passar mais tempo junto à natureza e evite passar muito tempo a ler notícias.

 

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 8 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 8 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 8 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 9 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 9 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 9 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 9 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 9 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 10 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 10 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 10 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 11 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 11 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 11 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 11 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 11 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 11 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 13 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 14 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.