<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Estes são os alimentos que os chineses comem para viver mais de 100 anos

A comida chinesa tem um ingrediente bom para o cérebro
16 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Um estilo de vida saudável e uma boa alimentação desempenham um papel fundamental para viver mais tempo e, acima de tudo, para viver melhor. 

O estudo ‘Hábitos alimentares, fatores de estilo de vida e mortalidade entre idosos chineses ‘ publicado na ‘Biblioteca Nacional de Medicina’ concentrou-se na relação entre hábitos alimentares, estilo de vida e mortalidade em pessoas com mais de 80 anos de idade na China.

Os investigadores analisaram os hábitos alimentares de quase 9 mil participantes com mais de 80 anos durante anos, para avaliar como as refeições influenciam o risco de morte. Mas que alimentos ajudam a viver mais?

Longe do que se poderia pensar, carboidratos como arroz e trigo não apresentaram efeito negativo nem foram significativamente associados ao risco de morte.

Porém, o consumo de vegetais enlatados, principalmente aqueles com sal, aumentou o risco de mortalidade em aproximadamente 10%.

Por outro lado, determinados alimentos demonstraram ter efeito protetor, uma vez que foi observada uma relação inversa entre o seu consumo e o risco de doenças e morte precoce.

Frutas e vegetais , em particular, quando consumidos regularmente, reduziram o risco de mortalidade.

Mas a dieta não foi o único fator-chave entre as pessoas que viveram mais tempo. O estudo também mostrou que aqueles que praticavam atividade física de forma consistente tinham menor risco de mortalidade.