<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Ordenada a retirada de um famoso cosmético: «pedimos que ninguém o use», alertam as autoridades

17 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Após ter sido detetada a presença de ácido salicílico acima dos limites permitidos. 

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS) emitiu um alerta sobre o cosmético TDC Clinik – Salipure Peeling Chemical Peel.

A agência identificou que este produto pode representar um grave risco à saúde dos utilizadores devido ao seu conteúdo de ácido salicílico em concentração superior à permitida pela regulamentação vigente.

O ácido salicílico é um ingrediente comumente utilizado em produtos cosméticos, especialmente aqueles destinados ao tratamento de doenças de pele como acne.

No entanto, a sua utilização é regulada pelo Anexo III do Regulamento 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho sobre Produtos Cosméticos, que estabelece restrições específicas às concentrações permitidas nestes produtos.

Exceder estes limites pode causar riscos à saúde, incluindo irritações graves, reações alérgicas e outros efeitos adversos.

A AEMPS solicitou à empresa responsável pela comercialização do produto, Laboratórios Tegor, SL, a adoção de medidas imediatas para mitigar o risco identificado.