Cumprir uma alimentação saudável é importante para qualquer pessoa, independentemente da idade. No entanto, ao longo do nosso envelhecimento as necessidades do corpo vão-se alterando. Existe é fundamental assegurar que a nossa dieta se encontra ajustada a estas modificações.
Com a idade, as mulheres vão enfrentando diversos desafios para a sua saúde e bem-estar. Gravidez, ossos mais fracos, desidratação e até cancro da mama, são alguns dos mais comuns. Uma boa alimentação pode ajudar a recuperar e proteger o corpo de algumas destas “ameaças”.
Eis 10 tipos de superalimentos, ricos em nutrientes e benefícios, capazes de proteger o seu organismo ao longo da vida e estimular as suas funções vitais.
-
Edamame
Este tipo de vagem verde de soja está repleta de fibra, gorduras saudáveis e compostos semelhantes ao estrogénio chamados isoflavonas. Este tipo de compostos orgânicos de origem vegetal podem ser seus aliados ao longo da menopausa, reduzindo os afrontamentos.
-
Couve
As folhas verdes da couve são compostas por níveis elevados de vitamina K que, em conjunto com o cálcio e a vitamina D, vai contribuir para ter ossos mais fortes e saudáveis. Uma simples dose de couve contém cerca de 20% dos níveis recomendados de vitamina A e C.
-
Espargos
Este é outro alimento ideal para manter a sua estrutura óssea saudável. Esta é uma fonte ideal de vitamina K, que oferece igualmente uma dose interessante de ácido fólico. Este é um composto fundamental para proteger o material genético.
-
Feijões
Repletos de proteína e sem o excesso de gordura presente nas carnes. São igualmente uma excelente fonte de fibra, capaz de ajudar a reduzir a sua pressão arterial, níveis de glucose e ritmo cardíaco.
-
Toranja
Esta é uma fruta repleta de importantes flavonoides capazes de ajudar a reduzir o risco de certos tipos de doenças cardíacas. As toranjas têm ainda menos açúcar que as laranjas e são uma fruta ideal para acompanhar o seu pequeno-almoço.
-
Papaia
A sua vermelha e alaranjada é explicada pela presença de carotenos e licopenos. Esta substância carotenoide é capaz de reduzir o risco de cancro cervical e cancro de mama. A papaia é também um poderoso antioxidante que irá ajudar a manter níveis saudáveis de colesterol e contribuir para o controlo da pressão arterial.
-
Sardinhas
Sim, estes peixes são seus aliados. Estão repletos de gorduras saudáveis, vitamina D e cálcio. Os seus níveis de Omega-3 podem melhorar a qualidade do leite materno. Habitualmente as sardinhas têm também menos mercúrio que outros tipos de peixe.
-
Nozes
Este fruto seco está igualmente repleto de ácidos gordos saudáveis, podendo ajudar a prevenir o aparecimento de certos tipos de cancro. Procure adicionar este ingrediente a uma dieta equilibrada. Misture com iogurte, por exemplo.
-
Abacate
Sim, é um alimento cheio de gordura, mas felizmente é do tipo saudável. Diversos estudos têm apontado para os benefícios do abacate, tanto no que diz respeito à saúde ocular como para o bem-estar da pele. Ajuda ainda a diminuir o “mau” colesterol.
-
Batata doce
Fibra, cobre, vitamina B6, potássio, ferro, são tudo “agentes” que fazem parte da composição da batata doce. Adicionalmente este alimento está repleto de carotenos e como tal é uma excelente fonte de vitamina A. É aconselhado o consumo de batata doce ao longo da gravidez.