Clássico, melancólico, inovador, contemporâneo: Lorenzo Caprile Trucchi (Madrid, 1967) não é apenas um designer de alta costura. As suas criações contribuíram para escrever a história da moda, as suas peças icónicas marcaram momentos essenciais na história de Espanha e viajaram até Hollywood.
Durante anos, foi um dos designers preferidos da rainha Letizia. Vestiu a aristocracia e as figuras mais proeminentes do cinema internacional, mas também as suas secretárias, a sua mãe e os seus clientes. Criou vestidos para noivas, para cinema, teatro e touradas.
“O melhor vestido é aquele que ainda vou criar”, referiu Caprile.
Hoje, 30 anos depois de abrir as portas pela primeira vez, o seu ateliê recebe os público numa viagem pelo universo de Caprile. Com curadoria de Eloy Martínez de la Pera e José Luis Massó Guirao , a exposição parte da premissa de separar o designer madrileno da pessoa para compreender a sua carreira a partir da origem das suas paixões.
Quatro pisos recebem mais de 100 peças de roupa , desde o seu primeiro esboço até ao famoso vestido vermelho com que Dona Letizia deslumbrou no casamento de Federico e Maria da Dinamarca.
A exposição Caprile Lorenzo é gratuita e está disponível até 30 de março, não segue uma ordem cronológica, mas procura um diálogo constante entre as diferentes peças.