Partilhar

Já sabe o que vai almoçar? 5 dicas para uma alimentação mais vegetal

Os hábitos alimentares inadequados dos portugueses, estão entre os principais fatores de risco para a carga de doença.

17 Outubro 2024
Sandra M. Pinto

Lisboa, 17 de Outubro de 2024 – Os hábitos alimentares inadequados estão entre os principais fatores de risco para a carga de doença em Portugal. De acordo com o estudo Global Burden of Disease (2021), são o quinto fator responsável pela perda de anos de vida saudável e o terceiro que mais contribuiu para o total de mortes em Portugal. Entre os fatores de risco alimentares surgem, por exemplo, o baixo consumo de cereais integrais, hortofrutícolas e leguminosas e o elevado consumo de carne vermelha e processada.

Por ser um fator de risco modificável, é fundamental repensar a forma como nos alimentamos. As dietas mais ricas em alimentos de origem vegetal, como hortofrutícolas, leguminosas e cereais integrais têm um impacto positivo na saúde. Além disso, comparativamente com as matérias-primas de origem animal, a produção de matérias-primas vegetais implica, de forma geral, uma menor utilização água e solo e produz menos gases com efeito de estufa.

Não é preciso ser vegetariano para aumentar a presença de refeições à base de vegetais na rotina alimentar. Com a ajuda da nutricionista Sofia Dinis, que trabalha a marca Compal da Horta, reunimos algumas dicas e soluções práticas que podem ajudar os consumidores a colocar em prática uma alimentação mais vegetal:

1. Planeie as refeições: planear as refeições pode ser uma atividade decisiva para incorporar mais opções vegetais na ementa. Para fazer esse plano, devemos olhar para o que temos no frigorífico e na despensa e, depois então, fazer uma lista de compras para assegurar que estão disponíveis os ingredientes que permitem colocar em práticas refeições mais plant based;

2. Inicie a refeição com sopa: à base de legumes e onde podem, também, estar presentes leguminosas como feijão, grão ou lentilhas. As sopas são uma forma prática e reconfortante de incluir mais vegetais na alimentação;

3. Utilize leguminosas como fonte de proteína: não é preciso ser vegetariano para fazer refeições sem carne ou peixe. Incluir leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilhas, …) em substituição parcial ou total de fontes animais de proteína, contribui para aumentar a prevalência destes ingredientes na dieta. Por exemplo, em vez carne picada, experimente lentilhas numa bolonhesa ou feijão num chili.

4. Legumes e fruta em receitas inesperadas: introduza legumes e fruta em receitas tradicionais ou momentos mais inesperados. Por exemplo, junte cenoura ou abóbora a um molho de tomate, inclua brócolos ou espinafres numa lasanha, adicione tomate, alface ou rúcula a uma simples sandes de queijo. No que diz respeito à fruta pode ser um grande aliado tanto nos lanches, como substituto de uma sobremesa quando apetece algo doce. Mas pode ser também um ingrediente de receitas salgadas. Experimente adicionar maçã a uma salada ou manga a uma receita de caril.

5. Lembre-se das conservas e dos congelados: Ter hortícolas e leguminosas congelados e em conserva é uma ferramenta para assegurar que os vegetais estão sempre disponíveis e de forma conveniente. Assim, mesmo quando já não frescos em casa ou não houve tempo para colocar a demolhar as leguminosas secas, não há desculpa para não os incluir na receita do jantar.

Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem fazer a diferença na saúde e no futuro do planeta. E a marca Compal da Horta tem diversas opções que facilitam e tornam mais conveniente a incorporação de alimentos de origem vegetal na alimentação dos portugueses.

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 13 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 13 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 14 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 14 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 15 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 15 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 16 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 16 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 18 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 19 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 19 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 20 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 20 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 20 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 20 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 20 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 20 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 21 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 2 dias

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.