Existem dois tipos de canela, que provenientes da moagem da casca da mesma árvore Cinnamomum, podem incluir diversos ingredientes ativos naturais.
A canela Cássia é o tipo mais comum disponível nos supermercados. Tem um sabor amargo e contém níveis mais altos de um dos ingredientes ativos, o cinamaldeído, um composto que dá à canela seu sabor e odor. Cerca de 95% da canela Cássia é cinamaldeído.
A outra é a canela do Ceilão, que tem um sabor mais doce e que contém cerca de 50-60% de cinamaldeído.
Uma revisão de 35 estudos verificou se o consumo de canela poderia afetar a circunferência da cintura, que está ligada ao aumento dos níveis de gordura corporal. Foi constatado que doses de canela abaixo de 1,5 gramas por dia (cerca de meia colher de chá) diminuíram a circunferência da cintura em 1,68 cm. Entretanto, o consumo de mais de 1,5 g/dia não teve um efeito significativo.
Uma análise de 21 estudos clínicos com um total de 1.480 participantes concluiu que a canela também reduziu o índice de massa corporal (IMC) em 0,40 kg/m² e o peso corporal em 0,92 kg. Mas não alterou a composição de gordura ou massa magra dos participantes.
Outra revisão abrangente, que incluiu todas as meta-análises, encontrou um pequeno efeito da canela na perda de peso. Os participantes perderam uma média de 0,67 kg e reduziram seu IMC em 0,45 kg/m².
Portanto, de modo geral, a perda de peso que se observa nesses estudos de alta qualidade é muito pequena, variando de dois a seis meses e, na sua maioria, sem alteração na composição corporal.
O uso da canela pode ter um efeito muito pequeno sobre o peso, mas é improvável que proporcione uma perda significativa sem outros ajustes no estilo de vida.