Passou pouco mais de uma semana desde que a rede da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foi alvo de um ciberataque.
Este provocou a “disrupção” da mesma, afetado vários serviços públicos, nomeadamente a autenticação via Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital. Foi necessário alertar o cidadão para várias situações, como por exemplo, ignorar eventuais contactos, através de qualquer canal, com pedidos de informações pessoais para recuperação de credenciais da Chave Móvel Digital. Isto aconteceu no mês em que se assinala o “Mês Europeu da Cibersegurança”.
A AMA não foi a primeira e não será a última.
Infelizmente isto começa a ser “o pão nosso de cada dia” já que, também a cada dia que passa, usamos cada vez mais a internet são só para entretenimento mas para situações mais relevantes como resolver questões bancárias. E se nos jovens e adultos essa preocupação é grande, com a população sénior deverá ser ainda maior. Em Portugal, mais de 55% da população acima dos 65 anos é utilizador diário da internet, sendo as redes Facebook e Instagram já um hábito na rotina de alguém que é por norma mais solitário.
Nestes casos, é importante desenvolver competências de literacia digital e combater a desinformação, permitindo aos nossos seniores navegar em segurança. Aqui ficam algumas dicas que servem apenas para início de conversa cada vez que estiver com os seus.
1. Cuidado com Mensagens e Links Suspeitos
Desconfie sempre de e-mails, SMS, mensagens no WhatsApp ou redes sociais que pedem informações pessoais, como senhas, ou oferecem prémios e dinheiro. Não os abra a não ser quando estiver com alguém de confiança.
2. Não Partilhe Informações Pessoais
Nunca partilhe os seus dados, como NIF, morada ou número de cartão, em sites que desconhece. Só preencha informações em páginas confiáveis e conhecidas.
3. Crie Senhas Fortes
Evite usar senhas fáceis como “123456” ou “abcd”. Prefira combinações de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos (como “@, $, #”). Um exemplo seria:
“Flor@2024!”. Isso dificulta o trabalho dos criminosos. Anote num caderno para não esquecer.
4. Mantenha os seus Dispositivos Atualizados
Aceite sempre atualizações no telemóvel e computador. Essas atualizações ajudam a corrigir falhas de segurança, mantendo-o protegido contra ameaças mais recentes.
5. Use um Antivírus
Tenha um bom antivírus instalado no seu computador e telemóvel. Ele deteta e elimina vírus e programas suspeitos. Existem opções gratuitas e pagas que podem ajudar.
6. Evite Partilhar Demais nas Redes Sociais
Ao postar fotos ou contar suas atividades, não informe detalhes como onde está ou o que vai fazer. Evite expor a sua rotina, para não atrair pessoas mal-intencionadas.
7. Desconfie de Pedidos de Dinheiro
Se alguém entrar em contato a pedir dinheiro, mesmo que pareça ser um amigo ou parente, desconfie! Tente ligar primeiro para a pessoa e confirmar antes de tomar qualquer atitude.
8. Verifique sempre o Endereço do Site
Ao entrar em sites de compras ou bancos, veja se o endereço começa com “https” e se há um símbolo de um cadeado ao lado do endereço. Isso indica que o site é mais seguro para troca de informações.
9. Use a Autenticação em Duas Etapas/multifator
Este é um recurso que adiciona uma camada extra de proteção. Mesmo se alguém descobrir a sua senha, precisará de um segundo código que será enviado para o seu telemóvel. Ative essa opção nas suas contas, como e-mail e redes sociais.
10. Peça Ajuda sempre que tiver dúvidas
Lembre-se sempre que na dúvida, o melhor é perguntar! Se não souber se um site é seguro ou se tiver incertezas sobre algo que apareceu na internet, peça ajuda a alguém de confiança. Nunca se sinta envergonhado por procurar orientação!