Partilhar

Dia Mundial da Asma: doença retirou-lhe o olfato durante uma década

Diagnosticada com asma grave aos 20 anos, Catarina Canas Mendes conta, no podcast Vidas, como foi a sua jornada até conseguir controlar a doença, que lhe retirou a capacidade de sentir cheiros durante uma década.

7 Maio 2024
Sandra M. Pinto

O novo episódio do podcast Vidas, dedicado a dar voz às pessoas que vivem com doença, é lançado hoje, a propósito do Dia Mundial da Asma, nos canais do Youtube e do Spotify, e centra-se numa conversa sobre a importância da sensibilização da doença para um melhor controlo dos sintomas ao longo da vida. Um tema que vai ao encontro do mote escolhido pela Global Iniative for Asthma (GINA) ² para assinalar esta data.

A asma é uma doença respiratória crónica subdiagnosticada e subtratada, que afeta crianças, jovens e adultos. Atualmente, 700 mil portugueses³ vivem com a doença e metade não tem a doença controlada, o que afeta as suas atividades diárias e conduz a uma pior qualidade de vida². Mais do que uma simples dificuldade respiratória, a asma é uma doença frequente e potencialmente grave com um impacto profundo na vida das pessoas.

Estima-se que entre 5 a 10% destes doentes sofrem de uma forma mais grave e debilitante da doença, denominada asma grave, o equivalente entre 20 a 30 mil portugueses⁴. Este é o caso da Catarina, que vive com a doença há cerca de 16 anos.

“Sempre fui uma pessoa muito saudável até aos 20 anos e comecei a estranhar as crises de falta de ar e as dificuldades respiratórias. (…) Tenho a sorte de ter pais médicos. Eu estava informada e estava alerta para o que era a asma. Além disso, o meu pai é asmático. Portanto, eu já tinha alguma informação sobre a doença, mas claro que é totalmente diferente começar a viver com ela.”

Catarina admite que inicialmente não fez as adaptações necessárias por não encarar a doença com a devida seriedade, acabando por normalizar os sintomas que impactavam o seu dia-a-dia. “Habituamo-nos a viver com os sintomas e deixamos de perceber que há alternativas e formas de controlar a doença”, explica Catarina, assegurando que esta perceção mudou com o tempo e com o agravamento dos sintomas. Recentemente, começou a ganhar consciência da complexidade da doença e, por isso, alerta que “é muito importante, assim que os sintomas começam a aparecer, sermos capazes de atuar”.

“Nós habituamo-nos a viver dessa forma, nós habituamo-nos a viver com os sintomas. Já nem sabemos viver de outra forma. Por exemplo, eu só desde há seis meses para cá é que recuperei o olfato, que já não tinha há 10 anos. E isto mudou a minha vida outra vez. Voltar outra vez a cheirar foi, realmente, uma coisa muito positiva, mas eu já estava habituada a viver sem essa capacidade. Portanto, eu acho que nós nos habituamos a viver com os sintomas e deixamos de perceber que há outra alternativa e que temos de lutar por ela.”

Com uma história de resiliência, Catarina revela como foi o processo para assumir o controlo da doença e como passou 10 anos sem conseguir sentir cheiros devido à perda de olfato causada pela asma. É quando se torna mãe que a vida ganha outra cor para Catarina, mas chega também o peso da responsabilidade de cuidar de uma criança. Os sintomas agravaram na segunda gravidez, acabando por perder alguns momentos únicos, como sentir o cheiro do seu bebé.

Foi aí que a forma de encarar a doença mudou e a procura pela melhor forma de a controlar e gerir se intensificou. Catarina conseguiu, através do acompanhamento médico e devido tratamento, recuperar qualidade de vida e, hoje, alerta para a importância do aumento da literacia em saúde e da disciplina dos doentes em relação à adesão terapêutica.

O podcast Vidas, que conta agora com oito episódios, é o primeiro podcast português a focar-se exclusivamente em entrevistas a doentes e aos seus familiares para que estes possam partilhar as suas histórias. Neste último episódio alerta para a importância da literacia em saúde, de forma a capacitar os doentes para um melhor controlo da asma.

Todas as vidas têm uma história. Conheça melhor a história de Catarina Canas Mendes no Youtube ou no Spotify

Mais Recentes

É isto que vai acontecer ao património milionário de Prince depois da morte da sua irmã, aos 64 anos

há 7 minutos

«Utilização de telemóveis não aumenta risco de cancro no cérebro», diz OMS

há 35 minutos

Óbito: Morreu Tyka Nelson, irmã de Prince

há 51 minutos

O filme de terror que faz as pessoas desmaiar estreia hoje em Portugal

há 1 hora

Via Verde: aumentam preços das várias modalidades de serviços em 2025

há 16 horas

Prémio Médicis entregue a Julia Deck pelo seu romance autobiográfico “Ann d’Angleterre”

há 16 horas

Hospital Amadora-Sintra ativa plano de contingência após saída de 10 cirurgiões

há 17 horas

INEM vai criar triagem de emergência para chamadas com três ou mais minutos de espera

há 17 horas

Se costuma comprar e vender em segunda mão aprenda como o fazer de uma forma segura com estes conselhos

há 17 horas

Descubra como encontrar o seu guia espiritual e embarque numa viagem de autoconhecimento

há 17 horas

Aprenda a gerir o stresse e a ansiedade como um samurai

há 17 horas

Há filas à porta da Mercadona e o motivo é só um: o gel que promete acabar com as dores mas pernas por apenas 2,50 euros

há 17 horas

O sabor do vapor destes cigarros eletrónicos paralisa as células pulmonares, alerta este estudo

há 18 horas

National Geographic desvenda os destinos de viagem mais emocionantes para 2025

há 18 horas

Gosta de chocolate? Então prepare-se para estes da Mercadona: são absolutamente deliciosos e custam menos de 4 euros

há 18 horas

OMS identifica 17 agentes patogénicos com “necessidade urgente” de vacinas

há 18 horas

Multiplique as suas milhas por 6: TAP Miles&Go comemora 6.º aniversário com várias ofertas

há 19 horas

Infarmed manda retirar do mercado este antidepressivo: se o estava a tomar saiba o que fazer

há 19 horas

Renomado oncologista revela: «Estes são os 5 sintomas iniciais do cancro do cólon»

há 19 horas

Adorável: a novidade da Parfois inspirada numa luxuosa marca francesa que custa 650 euros pode ser sua por menos de 20

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.