Partilhar

Se costuma comprar e vender em segunda mão aprenda como o fazer de uma forma segura com estes conselhos

Com o aumento crescente da economia circular, em particular em épocas de elevado consumo como a Black Friday e o Natal, é essencial que os consumidores estejam bem informados e capacitados para realizar estas transações de forma mais segura.

6 Novembro 2024
Sandra M. Pinto
Wallapop, plataforma de produtos reutilizados, oferece dicas valiosas para garantir que tanto compradores como vendedores podem usufruir desta forma de consumo mais responsável com confiança:
  1. Não partilhe dados pessoais com outros utilizadores – plataformas como a Wallapop já têm as suas informações pessoais incorporadas, pelo que nem o vendedor nem o comprador necessitam de quaisquer outros dados, como número de telefone ou email.
  1. Ative a autenticação de dois fatores (2FA) – ao adicionar este métodos como camada extra de segurança, a sua conta estará mais protegida, especialmente ao iniciar sessões em novos dispositivos.
  1. Procure descrições de produtos detalhadas – os anúncios devem ter descrições claras dos produtos para atrair compradores, mas também para evitar mal-entendidos e gerar confiança entre utilizadores.
  1. Mantenha uma comunicação transparente – utilize sempre o chat interno para manter uma comunicação centralizada e colocar as questões necessárias antes da compra e venda de qualquer produto.
  1. Não abra links ou anexos em emails suspeitos – ao realizar compras ou vendas em plataformas de produtos reutilizados, qualquer comunicação é feita dentro da plataforma.
  1. Realize os pagamentos dentro da plataforma – para garantir que as transações são realizadas de forma segura, não recorra a métodos de pagamento externos à plataforma onde se realiza a compra ou venda.
  1. Tenha atenção a preços excessivamente baixos – compare sempre os preços de produtos semelhantes dentro da plataforma como método de referência, evitando sinais que podem ser indicativos de fraude.
  1. Opte por plataformas com proteção do Comprador – a ferramenta Wallapop Protect permite que o pagamento fique retido até que o comprador confirme que o produto foi recebido em boas condições.
A estes conselhos, a Wallapop reforça a proteção dos seus utilizadores através de métodos específicos dentro da própria plataforma, como a opção Envios Wallapop, que garantem que até itens volumosos podem ser transportados com segurança; e o Centro de Ajuda Wallapop, onde os utilizadores podem denunciar perfis ou produtos suspeitos e obter suporte em tempo real.
Ao seguir estas recomendações, tanto compradores como vendedores podem participar no mercado de segunda mão de forma segura, ajudando a promover a economia circular de maneira sustentável e protegida.

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 9 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 10 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 10 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 11 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 11 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 11 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 11 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 11 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 11 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 13 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 14 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 14 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 14 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 14 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 14 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 14 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 15 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 15 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 15 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.