É uma doença que afeta tanto os homens quanto as mulheres, mas ocorre com maior incidência nestes últimos, sendo 70% dos pacientes homens.
Segundo a revista médica Mayo Clinic , para o diagnóstico é muito importante ir ao médico se detetar alguma anormalidade ou algo novo na boca. O dentista tem um papel importante na prevenção desse tipo de cancro, que pode afetar língua, gengivas, palato, lábios, revestimento interno das bochechas ou área sob a língua.
A Clínica Mayo detalha os sintomas e sinais que podem indicar que algo não está bem:
- Ferida nos lábios ou na boca que não cicatriza.
- Encontrar uma mancha branca ou avermelhada na boca.
- Tem dentes ou dentes soltos .
- O crescimento anormal dentro da cavidade oral.
- Dor na boca , ouvido ou garganta e dificuldade em engolir.
É importante ir imediatamente ao dentista ou médico de família caso ocorra algum destes sintomas ou sinais para prevenir o cancro oral ou descartá-lo. A deteção precoce do cancro o9ral ajuda na cura de 90% dos casos , enquanto o diagnóstico tardio reduz para 50%.
O cancro oral surge quando as células da boca ou dos lábios desenvolvem mutações no seu DNA. Cada célula possui uma série de funções que fazem com que elas se dividam e cresçam, fazendo com que as células saudáveis acabem por morrer Esse acumular de células cancerígenas pode dar origem ao tumor , afirma a Clínica Mayo.
A maioria dos cancros orais é causada por células finas e planas chamadas células escamosas, que formam o que é conhecido como carcinoma de células escamosas. E embora ainda não se saiba ao certo por que esse tipo de tumor se desenvolve, existem alguns fatores de risco que podem interferir no seu aparecimento:
- Se já sabemos alguma coisa é que o tabaco não só não faz bem à saúde, como também está relacionado com alguns tipos de cancro, incluindo o cancro oral. Portanto, evitar charutos, cigarros, cachimbos ou qualquer tipo de tabaco ajudará a prevenir esse tipo de cancro e muitos outros.
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas .
- Proteja os lábios do sol , evitando queimaduras. É importante usar protetor solar para os lábios tanto no verão quanto no inverno.
- Ter um sistema imunológico fraco .
- Atenção especial ao papilomavírus humano (HPV) sexualmente transmissível .