<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Prémio Atores de Cinema da GDA: galardão entregue a Joana Bernardo, Lia Carvalho e Fátima Soares

As atrizes Joana Bernardo, Lia Carvalho e Fátima Soares foram hoje distinguidas com o Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, numa cerimónia em Lisboa.

Naquela que é a 17.ª edição dos prémios, Joana Bernardo foi distinguida na categoria Melhor Interpretação de Papel Principal, em “A Noiva”, de Sérgio Tréfaut, Lia Carvalho na de Melhor Interpretação de Papel Secundário, em “Viver Mal”, de João Canijo, e Fátima Soares na de Novo Talento, em “Légua”, de Filipa Reis e João Miller Guerra.

As vencedoras recebem prémios monetários no valor de quatro mil euros (Melhor Interpretação de Papel Principal), três mil euros (Melhor Interpretação de Papel Secundário) e dois mil euros (Novo Talento).

O Prémio Atores de Cinema, atribuído anualmente, visa “promover, valorizar e distinguir o trabalho das atrizes e dos atores no cinema português”.

Este ano fizeram parte do júri os atores Rita Durão, Isabel Abreu e Tomás Alves, que avaliaram o trabalho de interpretação de colegas em filmes estreados comercialmente em sala entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

A GDA recorda que, além de “A Noiva”, Joana Bernardo, recentemente, também esteve no elenco de “Último Verão”, de João Nuno Pinto e Fernanda Polacow, e “Tapete Voador”, de Justin Amorim.

“A Noiva”, de Sérgio Tréfaut, é uma ficção inspirada em histórias reais de raparigas que se juntaram a combatentes pelo autoproclamado Estado Islâmico, e foi rodado no Curdistão iraquiano.

Já Lia Carvalho “tem consolidado o seu trabalho em diferentes produções cinematográficas, como, por exemplo, em ‘Verão Danado’, de Pedro Cabeleira”.

“Viver Mal” e “Mal Viver” são duas ficções de João Canijo que se interligam, tendo como cenário um hotel gerido por uma família.

“Mal Viver” “é a história de uma família de várias mulheres de diferentes gerações, que arrastam uma vida dilacerada pelo ressentimento e o rancor, que a chegada inesperada de uma neta vem abalar, no tempo de um fim de semana”, lê-se na sinopse. “Viver Mal” segue em paralelo àquela história, focando-se nos hóspedes que passam pelo hotel.

Fátima Soares demonstrou, ao estrear-se no cinema aos 75 anos, que “o talento e a paixão pela arte não têm idade”.

“Légua” é a segunda longa-metragem de ficção de Filipa Reis e João Miller Guerra, e a história acontece numa antiga casa senhorial, em que a única habitante é a governanta, Emília (Fátima Soares), determinada a manter tudo limpo e preparado para acolher os proprietários que nunca lá vão.

No trabalho doméstico, Emília conta com a ajuda de Ana (Carla Maciel), que acabará por se tornar na sua cuidadora informal, no casarão desocupado, por causa de problemas de saúde.

JRS (SS) // MAG

Lusa/Fim

Mais Recentes

Encontradas tatuagens faciais em múmia andina com 800 anos

há 22 minutos

«Bebidas açucaradas são piores para a diabetes do que os bolos», revela estudo

há 1 hora

Parceria aérea liga economia indiana em rápido crescimento à América do Norte e à Europa

há 18 horas

União Europeia aprova atrasos maiores – até 6 horas – e menos indemnizações para os passageiros aéreos

há 18 horas

Cancro do pulmão: avanço no tratamento vem do fundo do oceano

há 19 horas

Nem um minuto a mais: este é o tempo que pode manter a carne fresca no frigorifico

há 19 horas

Lentes de contato: todo o cuidado é pouco, pois há riscos escondidos

há 19 horas

O alerta vem dos especialistas: «estas manicuras da moda causam unhas podres, fungos e infeções»

há 20 horas

Descobre no jardim de casa um tesouro de mais de 26 mil euros: entrega-o e recebe recompensa “ridícula”

há 20 horas

Opinião: «A gordura do lipedema não responde a dieta ou exercício físico», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 20 horas

Nunca mais diga esta frase aos seus netos: «está a “pedir” que eles mintam», garante especialista

há 21 horas

Dieta: está difícil de atingir os seus objetivos? Conheça o que pode estar a correr mal e corrija

há 21 horas

Corrida: 5 erros que comprometem os resultados e causam lesões. Evite-os

há 21 horas

Maquilhagem perfeita: alcance o sonho de todas as mulheres pondo em prática estas 7 dicas

há 22 horas

Eutanásia: o que diz a lei portuguesa e como é o procedimento

há 22 horas

12 erros de decoração que podem (mesmo) tornar os espaços em algo (muito) desagradável

há 22 horas

Roteiro de verão: 6 destinos imperdíveis (dentro e fora de Portugal) para ir conhecer em autocaravana

há 23 horas

Brasserie de L’Entrecôte abre novo restaurante em Lisboa e nós descobrimos onde

há 23 horas

«Celebre o verão com experiências memoráveis»: o convite é desta cadeia hoteleira

há 24 horas

Um refúgio sustentável por explorar: venha descobrir o mar Vermelho Saudita

há 24 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.