<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Estes são os presentes em que os portugueses mais apostam (apesar de se manterem cautelosos nos gastos)

20 Novembro 2024
Sandra M. Pinto

Um inquérito conduzido pela Klarna, rede global de pagamentos e assistente de compras baseada em IA, no início de novembro, a mil portugueses, revela as principais tendências e intenções de compra para a Black Friday deste ano.

Os dados revelam que os portugueses vão usar esta época de descontos para fazerem as suas compras de Natal (45,7%) e de tecnologia (34,5%), com a maioria dos consumidores a planear as suas aquisições de forma consciente e cautelosa. Apenas 10% dos inquiridos afirmou que não vai fazer nenhuma compra esta Black Friday.

Com os presentes de Natal e artigos de tecnologia no topo das preferências, são os inquiridos do sexo masculino a mostrar uma particular atenção para este tipo de produtos (47,8% dos homens inquiridos), enquanto a maioria das mulheres (29%) irá privilegiar as compras de produtos de vestuário e calçado.

 

Preferência pela pesquisa de produtos online entre as várias gerações

Outro ponto destacado por este inquérito é o forte apelo do universo digital para os consumidores portugueses, independentemente do seu género ou idade. Mais de metade dos inquiridos (54,6%) planeia pesquisar online e efetuar as suas compras online, incluindo mesmo as faixas etárias mais altas: entre os consumidores de 55 a 65 anos, 37,7% afirma que vai preferir pesquisar e comprar online, em comparação com 29% que opta pela pesquisa em loja e compra também em lojas físicas. Ainda assim, 28,4% dos inquiridos deste grupo afirma que, apesar de realizar as compras em loja física, vai fazer as suas pesquisas de produtos online.

 

Consumo será cauteloso e planeado

Em termos de orçamento, os portugueses mostram-se conscientes e moderados nos gastos. Apenas 3,6% afirma que provavelmente vai acabar por gastar muito durante esta Black Friday. Em contraste, quase metade dos respondentes (45,5%) indica que já está a monitorizar os preços para garantir que faz um bom negócio. Além disso, 31% dos inquiridos planeia tirar partido das promoções para comprar artigos que já precisaria de adquirir, mas a um custo mais vantajoso.

 

Homens dispostos a gastar mais dinheiro do que as mulheres

O inquérito da Klarna também mostra diferenças entre homens e mulheres nas previsões de valores médios que pretendem gastar. Entre todos os homens entrevistados, 28,9% planeia gastar até 250 euros, enquanto o intervalo de valores mais apontado pelas mulheres (28,4%) pretende limitar o orçamento a 100 euros. Essa diferença reflete-se nas preferências de compra, com os homens mais inclinados a adquirir tecnologia, produtos geralmente mais caros. No que respeita aos métodos de pagamento, o cartão de débito surge como a opção preferida para 60,2% dos inquiridos, com as opções de pagamentos flexíveis e sem juros a serem apontadas por 3,9% das pessoas.