Uma das famílias de alimentos que mais recebem boas avaliações de nutricionistas são os vegetais, especialmente os vegetais de folhas verdes. Estes não devem faltar na dieta semanal de ninguém, devendo ser consumidos diariamente, já que a maioria deles está repleta de boas propriedades.
A couve é um superalimento cujas propriedades e benefícios parecem ilimitados. E não só é bom para proteger o esqueleto, como também contribui para o bom funcionamento do sistema circulatório, preserva a saúde do cérebro, sacia e ainda ajuda a travar processos anti-inflamatórios adversos.
“ A couve contém mais cálcio que o leite, mais ferro que a carne e uma grande quantidade de vitaminas e minerais , o que a torna um superalimento com alto valor nutricional”, referem os especialistas.
A ingestão destes alimentos fornece vitaminas que desempenham funções reguladoras e protetoras do organismo.
Os vegetais de folhas verdes são a melhor arma para cuidar da saúde óssea e evitar doenças como a osteoporose . Uma de suas principais propriedades é ser um produto rico em cálcio e vitamina K.
- Rico em nutrientes : fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina K, cálcio, potássio e ferro.
- Antioxidantes : Contém betacaroteno e reduz o risco de doenças crônicas como cancro e doenças cardíacas.
- Baixo teor de calorias e carboidratos : uma opção saudável para almoços e jantares. Permite controlar o peso e fatores como os níveis de açúcar no sangue.
- Alto teor de fibras : melhora a saúde digestiva e o sistema intestinal. Proporciona sensação de saciedade.
- Benefícios para a saúde ocular : é fonte de luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que têm sido associados à saúde ocular.
- Fortalecimento dos ossos .
- Bom para o coração : reduz os níveis de colesterol e controla a pressão arterial, reduzindo assim a probabilidade de sofrer de doenças cardíacas.
- Ajuda na desintoxicação : melhora o estado do fígado.