<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

3 Dezembro 2024
Forever Young

O choque tóxico é causado por uma toxina produzida por certos tipos de bactérias e pode causar sérios danos a vários órgãos

Mafalda Cancela de Abreu esteve à beira de perder a vida após contrair uma doença cujos os sintomas lhe pareceram, aparentemente, inofensivos e semelhantes aos da gripe, mas que mais tarde se complicaram até causar choque tóxico. Em resultado, Mafalda entrou em coma e teve que amputar a perna e vários dedos.

Conforme explicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos , o choque tóxico é uma doença grave derivada de uma infeção bacteriana e que causa sintomas como febre alta, choque (queda abrupta da pressão arterial e danos potenciais a vários órgãos importantes).

A síndrome do choque tóxico é causada por uma toxina produzida por certos tipos de bactérias , geralmente da família dos estafilococos ou estreptococos. Normalmente a infeção surge após o parto, sofrendo de uma infeção por Staphylococcus aureus ( S. aureus ) ou infeção estafilocócica, após corpos estranhos permanecerem alojados nas cavidades do corpo durante mais tempo do que o apropriado (por exemplo, absorventes internos, após uma cirurgia).

O choque tóxico causa um conjunto de sintomas muito variados e violentos , por isso geralmente não é difícil de reconhecer. Esses sinais podem incluir:

Confusão.
Diarreia.
Mal-estar geral.
Dores de cabeça.
Febre alta, às vezes acompanhada de calafrios.
Pressão arterial baixa.
Dor muscular.
Náuseas e vómitos.
Falência de órgãos (geralmente rins ou fígado).
Vermelhidão dos olhos, boca e garganta.
Convulsões.
Erupção cutânea vermelha generalizada que se assemelha a uma queimadura solar, com descamação da pele uma a duas semanas após a erupção.