O que distingue os alimentos light dos alimentos diet?

Estão por todo o lado mas será que sabemos a diferença entre eles?

Quando vamos ao supermercado deparam-nos com produtos light e diet, mas nem sempre sabemos a diferença entre eles.

Alimentos diet

Os produtos diet são aqueles destinados a pessoas que possuem necessidades alimentares específicas, como uma doença.

A substância reduzida em produtos diet não é necessariamente açúcar, como a maioria das pessoas acredita. Alimentos sem sal ou sem gordura são considerados diet e são importantes, respetivamente, para hipertensos e pessoas com colesterol alto.

O produto diet não apresenta necessariamente uma redução significativa de calorias pelo que não é recomendado para pessoas que estão a tentar emagrecer.

Alimentos light

Os produtos light devem ser consumidos por quem procura ter uma alimentação mais saudável. Nestes casos, os alimentos apresentam uma redução de alguns nutrientes ou de valor energético, no mínimo, 25% quando comparados com o produto convencional.

A redução energética ocorre ao retirar-se uma certa quantidade de algum nutriente energético, como carboidratos ou gordura. Importa referir que, em alimentos light, pode ocorrer a redução de nutrientes, como o sódio, que não causam reduzem o número de calorias. Além disso, a diminuição de algum nutriente pode ocasionar a adição de outro para manter a consistência e o sabor.

Apesar da redução de alguns nutrientes, nem sempre a substituição de um alimento convencional por um light é a melhor opção para quem deseja perder peso. É importante que quem deseja emagrecer avalie atentamente os rótulos, pois, a redução pode não ocorrer no valor calórico de maneira significativa.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...