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TAP Portugal sobe duas posições no ranking anual que avalia as companhias aéreas

4 Dezembro 2024
Sandra M. Pinto

A classificação AirHelp Score baseia-se em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo e é considerado o mais abrangente e preciso da área. 

Desde 2015 que a AirHelp, empresa líder mundial em tecnologia de compensação de passageiros aéreos, desenvolve um ranking anual designado AirHelp ScoreNeste ranking são apresentados as melhores companhias aéreas e os melhores aeroportos do mundo.

No Verão de 2024, a AirHelp divulgou a classificação dos aeroportos: de um total de 239 aeroportos estudados, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é o primeiro aeroporto português a surgir: está em 117º lugar, com uma pontuação de 7,60. Do outro lado, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o pior aeroporto português e encontra-se no final do ranking mundial, em 234º lugar, com 6,59 pontos. O Aeroporto de Faro encontra-se em 185º lugar.

Agora, é altura de divulgar a classificação das companhias aéreas. Para este momento, a organização centrou-se na análise das companhias aéreas relativamente à qualidade do serviço, pontualidade e processamento de reclamações.

Para elaborar esta classificação, a AirHelp utiliza as melhores fontes de dados, incluindo a sua base de dados de estatísticas de voos, que é uma das maiores e mais completas do mundo, com dezenas de milhares de comentários e avaliações de clientes, e a sua própria experiência no tratamento de queixas de clientes sobre perturbações nos voos.

Na análise referente a Portugal, verifica-se que a TAP Air Portugal, encontra-se na 29ª posição do ranking, com uma pontuação global de 6,97 com o ponderador mais baixo a ser a pontualidade dos voos (5,9). No processamento de reclamações a companhia aérea apresenta uma pontuação de 7 e na qualidade do serviço uma pontuação de 8.

Esta posição representa, de resto, uma subida de dois lugares face a 2023 quando a TAP se posicionou no 31º lugar do ranking. No entanto, a pontuação global da companhia área diminui face ao ano passado, passando de 7,16 em 2023 para 6,97 em 2024.

É de referir ainda que, em 2024, a TAP aumentou a sua pontuação no que à pontualidade e qualidade de serviço diz respeito. No entanto, na gestão de reclamações, a companhia aérea viu a sua pontuação diminuir.

TAP Ranking Classificação Global Pontualidade Qualidade do Serviço Gestão de Reclamações
2019 61º 6,04 5,20 7,70 5,30
2022 33º 6,86 6,00 7,80 6,80
2023 31º 7,16 5,70 7,90 7,80
2024 29º 6,97 5,90 8,00 7,00

As melhores companhias aéreas do mundo

Pela primeira vez desde 2016, a Qatar Airways não lidera este ranking, embora se mantenha no top 3. Este ano, cabe a uma companhia aérea europeia ocupar o primeiro lugar: a Brussels Airlines. A companhia aérea belga sobe 11 lugares em relação ao ano passado graças a uma pontuação de 8,12, obtida com base em 7,8 para a pontualidade, 7,9 para a experiência do utilizador e 8,7 para o tratamento das reclamações.

Em segundo lugar está então a anteriormente imbatível Qatar Airways. A companhia aérea desceu de uma pontuação de 8,38, que recebeu no ano passado, para 8,11, o que a levou a deixar o primeiro lugar. A transportadora americana United Airlines ocupa o terceiro lugar com uma classificação global de 8,04.

Em termos de ponderadores usados para obter a classificação global, a companhia aérea com a melhor pontuação de pontualidade é a Oman Air (em 19º lugar), enquanto a companhia aérea menos pontual da lista é a Tunisair (em 109º lugar). Em termos de qualidade do serviço, os passageiros da Emirates são os mais satisfeitos, apesar desta companhia aérea ocupar o 55º lugar na classificação; a Tunisair é, mais uma vez, a pior das companhias aéreas incluídas neste tópico. Finalmente, no que respeita à gestão de reclamações, a melhor companhia aérea é a Air Serbia (10º lugar).

Ranking AirHelp Score 2024

Posição Companhia Aérea Classificação Global Pontualidade Qualidade do Serviço Gestão de Reclamações
1 Brussels Airlines 8,12 7,8 7,9 8,7
2 Qatar Airways 8,11 8,2 8,9 7,3
3 United Airlines 8,04 7,8 7,8 8,5
4 American Airlines 8,04 7,5 8,1 8,5
5 Play 7,89 9,0 7,5 7,3
6 Austrian Airlines 7,89 7,6 8,2 7,9
7 LOT Polish Airlines 7,84 7,6 8,4 7,5
8 Air Arabia 7,58 6,3 7,6 8,8
9 Widerøe 7,55 8,6 7,3 6,7
10 Air Serbia 7,53 5,9 7,7 9,0
29 TAP Air Portugal 6,97 5,9        8,0 7,0
108 Buzz 4,45 6,2 7,1 0,1
109 Tunisair 3,63 4,7 6,0 0,2

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