Partilhar

Alerta global para o vírus mortal que faz as pessoas sangrarem pelos olhos

Tem um período de incubação que varia entre 2 e 21 dias.

9 Dezembro 2024
Forever Young

A doença do vírus de Marburg (MVD) é uma patologia clinicamente semelhante à doença Ebola. Tem uma taxa média de letalidade que ronda os 50%, embora em surtos anteriores tenha oscilado entre 24% e 88%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) .

A mesma instituição afirma que esta taxa de letalidade “pode diminuir significativamente” se o paciente que a sofre receber cuidados na fase inicial da doença.

Esta doença foi identificada pela primeira vez, segundo a OMS, em 1967, após dois surtos simultâneos ocorridos em Belgrado (Sérvia) e nas cidades alemãs de Marburgo e Frankfurt . Os três surtos foram associados a trabalhos laboratoriais com macacos importados do Uganda.

A agência especializada de saúde garante no seu site que, após este registo, «foram notificados surtos e casos esporádicos em Angola, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gana, Guiné, Quénia, África do Sul (numa pessoa que teve recentemente viajou para o Zimbabué), Tanzânia e Uganda».

Foi neste último ponto que o NewsBomb alertou para a presença desta doença.

A doença tem um período de incubação que varia entre 2 e 21 dias . «Começa abruptamente», diz a OMS, «com febre alta, dor de cabeça intensa e grande desconforto, além de dores musculares frequentes». A partir do terceiro dia outros sintomas podem começar a ocorrer, como náuseas, diarreia aquosa intensa, vómitos ou dores abdominais.

A partir do quinto dia de doença, os doentes começam a registar mais sintomas, como a presença de sangue fresco nas fezes e no vómito, além de hemorragias moutras partes do corpo.

Para detetá-lo, pode-se realizar uma série de testes, incluindo testes de deteção de antígenos , culturas celulares ou ensaios para deteção de anticorpos.

Não existe tratamento específico para esta doença. De acordo com as informações da OMS também não existem vacinas . Porém, alguns sintomas específicos podem ser abordados, principalmente no início do desenvolvimento da doença com o objetivo de melhorar a sobrevida.

Mais Recentes

Parkinson: identificada proteína diretamente ligada à doença

há 14 segundos

IVA: contribuintes deixam de estar obrigados a ficar 3 anos no regime mensal

há 2 minutos

Papa Francisco passou uma noite tranquila e cumpre quatro semanas de internamento

há 4 minutos

Bananas sempre apetitosas: descubra as 5 maneiras eficazes de fazer com que durem mais

há 15 horas

Há quem acredite que abrir o chapéu-chuva dentro de casa dá azar: esta é a razão da superstição

há 15 horas

O sangue mais raro do mundo é partilhado por menos de 50 pessoas: conheça o “sangue dourado”

há 16 horas

Depois dos 40 anos não é fácil ganhar massa muscular e perder peso: estas dicas vão ajudar

há 16 horas

Bolinhos da sorte: se acha que nasceram na China saiba que está enganado. Esta é a sua verdadeira origem

há 16 horas

«Nunca use estes sapatos se quer manter a elegância», afirma Carolina Herrera

há 16 horas

Perdidos de amor: estes são os (muitos) benefícios de se estar apaixonado

há 17 horas

Cientistas descobrem uma característica na fala que anuncia o declínio cognitivo

há 17 horas

É oficial: 2025 marca o início de uma nova geração humana

há 17 horas

Campo de golfe do Algarve está no top 10 dos melhores da Europa

há 17 horas

Se tem o sonho ou planeia ir a Nova Iorque saiba que a “Big Apple” está agora ainda mais perto de Portugal

há 18 horas

À atenção de pais e avós: há um alerta contra dar “slushies” às crianças depois de várias terem sido hospitalizadas no Reino Unido após ingerirem estas bebidas geladas

há 18 horas

Estudo revela: «As mulheres precisam de dormir mais do que os homens porque usam mais o cérebro durante o dia»

há 18 horas

«Cérebro “silencioso”pode explicar por que as mulheres envelhecem mais lentamente», garante a ciência

há 18 horas

Alzheimer: novos medicamentos podem acrescentar anos de independência à vida dos doentes

há 18 horas

Suplemento barato parece aumentar a função cerebral das pessoas mais velhas, revelam especialistas

há 18 horas

Óbito: Morreu Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna e comentador da CNN Portugal

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.