O título do vídeo partilhado, na página da rede social da TF1, é “Fim de semana em Coimbra”. Esta semana, o canal de televisão francês, dá algumas dicas de como se pode aproveitar a, também, conhecida como cidade dos estudantes.
Seria quase obrigatório que houvesse uma passagem pelo ex-libris de Coimbra, a universidade. A própria reportagem francesa mostrou alguns estudantes trajados a bom rigor, que guiaram a visita da TF1.
O vídeo começa por recordar Coimbra como a primeira capital portuguesa, num dos pontos mais característicos e tradicionais, a baixa da cidade. O jornalista faz o aviso aos espectadores de como esta é uma cidade construída numa colina. Pelo que é um local para passear muito de sobe e desce, com referência para as famosas escadas monumentais, que lá no alto tem a estátua de D.Dinis a dar as boas-vindas a quem se atrever a subir os 125 degraus.
Passe o Mondego pela ponte pedonal Pedro e Inês, em homenagem a uma das histórias mais singulares de Coimbra. Recomenda-se, no outro lado do rio, um passeio com três visitas particulares. Assim, a Quinta das Lágrimas, o Portugal dos Pequeninos são sítios de paragem obrigatória numa cidade onde a história e a tradição se conjugam com o prazer da gastronomia regional e da cultura.
Por isso, como a reportagem da TF1 recomenda, ainda, é possível absorver a magia da cidade conimbricense de noite, com uma visita a uma casa de fados.