As notícias do lançamento de uma nova moeda de coleção de homenagem a Cristiano Ronaldo são falsas e podem conduzir a burlas, avança a DecoProteste. O Banco de Portugal já veio alertar que ainda não há plano de emissão de novas moedas para 2025.
«Ao longo do ano passado, foram emitidas várias moedas de coleção, com acabamento dito “normal”. As moedas foram distribuídas por intermédio de bancos e demais instituições de crédito e tesourarias do Banco de Portugal, bem como nas lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda», refere a DecoProteste.
«A primeira moeda de coleção emitida em 2024 teve um valor facial de 7,50 euros. As restantes foram de cinco euros e de dois euros, estas últimas em tudo semelhantes às de uso comum», é sublinhado.
Apesar da emissão das moedas de cinco euros, as notas de cinco euros não vão ser substituídas. Nem sequer é expectável que encontre estas novas moedas em circulação com frequência, pois serão emitidas em quantidades reduzidas.
Caso receba uma moeda de coleção como pagamento ou como troco de uma compra, por exemplo, certifique-se de que se trata de uma moeda verdadeira.