O cérebro de uma criança está em desenvolvimento e não funciona da mesma forma que o de um adulto. O ser humano precisa de previsibilidade e repetição para aprender , experimentar e crescer. Portanto, o que se conhece é confortável e proporciona segurança. Ajuda a organizar a grande quantidade de novos estímulos que se recebem todos os dias e que devem processar.
Desta forma, o cérebro da criança internaliza e consolida o conhecimento através da imitação, da repetição e da visão das suas conquistas refletidas no espelho dos pais. As rotinas conhecidas fazem com que se sintam protegidos, calmos, confortáveis e seguros para continuar a experimentar, explorando e aprendendo sobre o mundo à sua volta.
O cérebro da criança gosta que as coisas sejam previsíveis. Para elas é um processo mais simples, que permite concentrar-se mais e melhor. Ouvir sempre a mesma história , a mesma música ou ver o mesmo filme permite perceber mais nuances ou captar novos detalhes e informações, o que favorece a aprendizagem.