María Casas, nutricionista da Fit Generation, esclareceu em um vídeo do TikTok porque os iogurtes proteicos da Mercadona , produto que vem ganhando popularidade nos últimos tempos, não são iogurtes em sentido estrito.
Na verdade, são laticínios. De acordo com a legislação espanhola, o iogurte só pode ser denominado “o produto do leite coagulado obtido por fermentação láctica pela ação de Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus a partir de leite pasteurizado, leite concentrado pasteurizado, leite pasteurizado total ou parcialmente desnatado, leite concentrado pasteurizado total ou parcialmente desnatado, com ou sem adição de creme pasteurizado, leite em pó integral, semidesnatado ou desnatado, soro de leite em pó, proteínas do leite e/ou outros produtos provenientes do fracionamento do leite”.
Além disso, indica que determinados produtos lácteos podem conter aromas, adoçantes e amidos , que não são muito interessantes do ponto de vista nutricional.
Como destaca Casas, os iogurtes fornecem bactérias vivas , o que é positivo para o organismo.
A nutricionista dá uma alternativa a esses produtos proteicos que, além de interessantes para o ganho muscular, são muito nutritivos: o iogurte natural sem açúcar com mirtilos, seja fresco ou congelado.