<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Quedas em idosos: prevenir envolve exercícios que aliem força e equilíbrio

Atividades como tai chi e treino funcional reduzem em até um terço o risco de queda em pessoas com mais de 75 anos

Homens e mulheres podem fazer os mesmos treinos

Infelizmente, com a idade, a atividade física diminui, diminuindo os níveis de força, coordenação e equilíbrio. Por isso, quando pensamos num idoso, associamos a uma pessoa frágil, que cai facilmente. No entanto, esta imagem está errada.

O corpo é como uma bicicleta que, se parar de andar durante muito tempo, perderá pressão nas rodas, as engrenagens e a corrente enferrujarão e a sua estabilidade ficará desequilibrada. A falta de atividade em adultos e idosos é o que deteriora as suas capacidades, mas isso não significa que não possam movimentar-se ou deixar de desfrutar da atividade física.

A evidência científica é clara a este respeito, o papel do exercício físico é essencial para reduzir significativamente o risco de quedas e melhorar a prevenção de fraturas.

As quedas são reduzidas em 23% durante o exercício e em 34% quando são realizadas atividades multicomponentes de força funcional – como agachamento e levantamento da cadeira – e equilíbrio, variando a posição do centro de gravidade.

O trabalho de equilíbrio através de atividades como o tai chi pode reduzir as quedas em 19%. Mas o benefício não se fica pelos dados preventivos, ao produzir melhorias no equilíbrio estático e dinâmico, mas antes permite ganhar maior confiança ao caminhar, melhorando a qualidade de vida.

Mais Recentes

Parceria aérea liga economia indiana em rápido crescimento à América do Norte e à Europa

há 10 horas

União Europeia aprova atrasos maiores – até 6 horas – e menos indemnizações para os passageiros aéreos

há 11 horas

Cancro do pulmão: avanço no tratamento vem do fundo do oceano

há 11 horas

Nem um minuto a mais: este é o tempo que pode manter a carne fresca no frigorifico

há 11 horas

Lentes de contato: todo o cuidado é pouco, pois há riscos escondidos

há 12 horas

O alerta vem dos especialistas: «estas manicuras da moda causam unhas podres, fungos e infeções»

há 12 horas

Descobre no jardim de casa um tesouro de mais de 26 mil euros: entrega-o e recebe recompensa “ridícula”

há 12 horas

Opinião: «A gordura do lipedema não responde a dieta ou exercício físico», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 13 horas

Nunca mais diga esta frase aos seus netos: «está a “pedir” que eles mintam», garante especialista

há 13 horas

Dieta: está difícil de atingir os seus objetivos? Conheça o que pode estar a correr mal e corrija

há 13 horas

Corrida: 5 erros que comprometem os resultados e causam lesões. Evite-os

há 14 horas

Maquilhagem perfeita: alcance o sonho de todas as mulheres pondo em prática estas 7 dicas

há 14 horas

Eutanásia: o que diz a lei portuguesa e como é o procedimento

há 14 horas

12 erros de decoração que podem (mesmo) tornar os espaços em algo (muito) desagradável

há 15 horas

Roteiro de verão: 6 destinos imperdíveis (dentro e fora de Portugal) para ir conhecer em autocaravana

há 15 horas

Brasserie de L’Entrecôte abre novo restaurante em Lisboa e nós descobrimos onde

há 15 horas

«Celebre o verão com experiências memoráveis»: o convite é desta cadeia hoteleira

há 16 horas

Um refúgio sustentável por explorar: venha descobrir o mar Vermelho Saudita

há 16 horas

A 10 minutos do castelo, Leiria acolhe nova unidade hoteleira

há 17 horas

Opinião: «A obesidade e o cancro do pâncreas», Marília Cravo, gastrenterologista

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.