A ciência diz que existem mais de 200 fitoquímicos nesta planta, com destaque para os flavonóides e os terpenos. Goza de grande popularidade em todo o mundo, destacando-se as suas propriedades curativas, o seu sabor e aroma.
Há anos que tem sido a infusão por excelência para dores, especialmente dores de estômago, e para ajudar no relaxamento. A camomila é considerada uma infusão e não um chá . Essa informação é importante porque o seu diferencial é que não contém teína, portanto, não é um estimulante para o nosso sistema nervoso.
Destaca-se pela capacidade digestiva e pelas propriedades anti-inflamatórias , segundo relatório da Universidade de Londres. Isso alivia o desconforto estomacal e seus antioxidantes ajudam a regular a velocidade de digestão dos carboidratos em glicose.
Segundo a Health Line, a capacidade anti-inflamatória da camomila ajuda a relaxar os músculos do estômago, reduzindo a dor de cólicas e espasmos.
O momento ideal para tomar camomila dependerá das necessidades que tivermos. Ou seja, se o nosso objetivo é nos ajudar na digestão, devemos tomá-lo após a alimentação . A camomila ajuda o corpo a metabolizar os alimentos de forma mais adequada, por isso pode ajudar a reduzir a digestão pesada.
Há quem afirme que também ajuda a perder quilos (embora não esteja comprovado cientificamente), nestes casos o ideal seria antes das refeições para diminuir a vontade de comer.