<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Os chineses evitam-no e você também deveria: o (mau) hábito da água que influencia o seu peso, segundo um especialista

28 Janeiro 2025
Forever Young

Em muitos restaurantes ocidentais, servir água fria com gelo no início da refeição é um costume antigo que contrasta com a tradição chinesa de optar pela água quente ou pelo chá.

Bebe água fria quando come? Em países como os Estados Unidos, é comum que os restaurantes ofereçam copos de água gelada no início da refeição, ou garrafas de água gelada para acompanhar a comida, como em Espanha. Mas essa prática pode não ser uma boa ideia no nível metabólico, como explica o especialista em acupuntura e bem-estar Zhang Xiao em um vídeo do Instagram .

O especialista afirma que na China não é costume beber água fria durante as refeições , prática que, segundo ele, pode estar relacionada com o ganho de peso no Ocidente. Entretanto, na cultura chinesa, prefere-se o consumo de água quente ou chá , o que ajudaria a regular o apetite.

Xiao afirma que beber água fria entorpece o sistema digestivo, reduzindo a perceção de saciedade. «Assim como o gelo é usado para aliviar dores em lesões musculares, ao chegar ao estômago, a água fria pode entorpecê-lo, fazendo com que a pessoa coma mais do que o necessário sem perceber sinais de saciedade».

Pelo contrário, na tradição chinesa, beber água quente ou chá antes e durante as refeições promove o reconhecimento natural da saciedade. Ao não gerar efeito entorpecente no estômago, o corpo responde melhor aos sinais de enchimento, evitando a ingestão excessiva de alimentos e contribuindo para uma digestão mais eficiente.